Para pensar!


sábado, 8 de outubro de 2011

Educação Infantil e Pré Escola


FALA, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO

Os Professores deveriam ter Conhecimento mínimo sobre o Desenvolvimento da Criança, podendo assim identificar alguma dificuldade existente.

No Artigo FALA,LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO vocês podem se Interar mais sobre o assunto. 

A criança pode apresentar alguns ou todos sinais e sintomas, muito embora não indique o que ela tem seja alguma possibilidade de apresentar  Distúrbio de Aprendizagem; há outros fatores a serem observados.
Porém, com certeza estamos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.

Sinais e Sintomas de que algo não vai bem

Educação Infantil
  •  Dispersão
  •  Fraco desenvolvimento da atenção
  •  Atraso  do desenvolvimento da fala e da linguagem
  •  Dificuldade em aprender rimas e canções
  •  Fraco desenvolvimento da coordenação motora
  •  Dificuldade com quebra cabeça
  •  Falta de interesse por livros impressos
  • Criança chorosa
  • Não interage com outras crianças na mesma faixa etária
  • Agressiva
  • Arredia/tímida demais
  • Pré Escola
  • Se Diferencia do grupo em questão

Com atenção adequada a criança pode fazer sempre mais e melhor do que antes da estimulação.
Cabe ao professor identificar e comunicar aos pais, buscando informações mais precisas sobre o histórico da criança.

Portanto, se a criança continua apresentando alguns ou vários destes sinais e sintomas, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menor prejuízo emocional: e Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita.

Idade Escolar
  • Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras)
  • Desatenção e dispersão
  • Dificuldade em copiar de livros e da lousa
  • Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.)
  • Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares
  • Confusão entre esquerda e direita
  • Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...
  • Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
  • Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...
  • Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc.. Dificuldade na matemática e desenho geométrico
  • Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias)
  • Troca de letras na escrita
  • Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua
  • Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma;
  • Bom desempenho em provas orais.
Se nessa fase a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e conseqüentemente sociais e profissionais.

Os Distúrbios Específicos de Aprendizagem são hereditários, portanto genéticos.
Isto nos ajuda a saber se os pais e/ou em suas famílias existem casos semelhantes,sendo um Indício a mais para um BOM DIAGNÓSTICO.

Um Adulto que ainda apresenta este quadro abaixo, possivelmente não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar.
  • Continuada dificuldade na leitura e escrita
  •  Memória imediata prejudicada
  •  Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua
  •  Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia)
  •  Dificuldade com direita e esquerda


Silvia Garcia, Fonoaudióloga <





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works