FALA, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO |
Os Professores deveriam ter Conhecimento mínimo sobre o Desenvolvimento da Criança, podendo assim identificar alguma dificuldade existente.
No Artigo FALA,LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO vocês podem se Interar mais sobre o assunto.
A criança pode apresentar alguns ou todos sinais e sintomas, muito embora não indique o que ela tem seja alguma possibilidade de apresentar Distúrbio de Aprendizagem; há outros fatores a serem observados.
Porém, com certeza estamos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.
Sinais e Sintomas de que algo não vai bem
Educação Infantil
- Dispersão
- Fraco desenvolvimento da atenção
- Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
- Dificuldade em aprender rimas e canções
- Fraco desenvolvimento da coordenação motora
- Dificuldade com quebra cabeça
- Falta de interesse por livros impressos
- Criança chorosa
- Não interage com outras crianças na mesma faixa etária
- Agressiva
- Arredia/tímida demais
- Se Diferencia do grupo em questão
Pré Escola |
Com atenção adequada a criança pode fazer sempre mais e melhor do que antes da estimulação.
Cabe ao professor identificar e comunicar aos pais, buscando informações mais precisas sobre o histórico da criança.
Portanto, se a criança continua apresentando alguns ou vários destes sinais e sintomas, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menor prejuízo emocional: e Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita.
Idade Escolar
- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras)
- Desatenção e dispersão
- Dificuldade em copiar de livros e da lousa
- Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.)
- Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares
- Confusão entre esquerda e direita
- Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...
- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
- Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...
- Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc.. Dificuldade na matemática e desenho geométrico
- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias)
- Troca de letras na escrita
- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua
- Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma;
- Bom desempenho em provas orais.
Se nessa fase a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e conseqüentemente sociais e profissionais.
Os Distúrbios Específicos de Aprendizagem são hereditários, portanto genéticos.
Isto nos ajuda a saber se os pais e/ou em suas famílias existem casos semelhantes,sendo um Indício a mais para um BOM DIAGNÓSTICO.
Um Adulto que ainda apresenta este quadro abaixo, possivelmente não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar.
- Continuada dificuldade na leitura e escrita
- Memória imediata prejudicada
- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua
- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia)
- Dificuldade com direita e esquerda
Silvia Garcia, Fonoaudióloga <
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!
Abraços, Silvia Garcia