Sinais de Alerta,Dislexia |
Antes de tudo preciso dizer que o senhor falou pouco de seu filho, portanto escrevi de uma forma em geral, apenas para tranquilizá-lo.
Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas de desenvolvimento(ele passou por uma pré escola?), após as quais estará preparada para a aquisição das competências de leitura e escrita.
O período considerado adequado para a alfabetização bem sucedida situa-se entre os seis e os sete anos( não foi mensionado se ele tem 7 anos completos).
Trata-se de um processo que poderá durar até dois anos, dependendo da maturidade da criança, dos estímulos que recebeu por parte dos adultos e do seu ritmo próprio. Este é o período considerado adequado para que a criança tenha completo domínio da leitura e da escrita.
Se uma criança não estiver bem preparada, durante o processo de alfabetização poderá apresentar dificuldades relacionadas com a coordenação motora fina e com a orientação espacial. Dificuldades que se refletem em fatos como não conseguir segurar o lápis/caneta com firmeza ou como orientar a escrita no papel. Poderá ainda apresentar problemas na identificação dos fonemas (Som das letras) e na sua associação aos grafemas (letras na escrita).
Dois fatores fundamentais determinam a rapidez e a facilidade com que a criança aprenderá a ler e a escrever: o estímulo da família e da escola; o desenvolvimento do seu sistema nervoso.
No entanto, durante o processo de aprendizagem podem ser diagnosticadas várias dificuldades relacionadas com:
- linguagem oral e escrita: atrasos na linguagem, problemas de desenvolvimento, déficits aos níveis cognitivo, perceptivo e emocional, dificuldades de concentração e hiperactividade, entre outras.
Se seu filho apresenta alguma destas dificuldades, é importante, encaminhar o caso para um profissional.
Não é considerado adequado alfabetizar uma criança aos sete anos, apenas em um ano lectivo. A concentração de aprendizagem num só ano poderá provocar uma alfabetização mecânica, ou seja, a criança corre o risco de se transformar num leitor que não entende o que lê.
É através da experiência, da observação e da exploração do seu ambiente, que a criança constrói conhecimento, modifica situações, reestrutura esquemas de pensamento, interpreta e procura soluções para novas situações. Tal favorece o seu desenvolvimento intelectual, principalmente durante a Educação Pré-Escolar.
Mesmo que venha ser uma Dislexia, não é nenhum bicho de sete cabeças...
ComTratamento e orientações adequados ele supera ...
E lembre-se... os maiores gênios da história eram Disléxicos e alguns famosos também o são.
E lembre-se... os maiores gênios da história eram Disléxicos e alguns famosos também o são.
- Agatha Christie (escritora)
- Charles Darwin (cientista)
- Cher (cantora)
- Franklin D. Roosevelt (32° presidente dos Estados Unidos)
- Leonardo Da Vinci (artista e inventor)
- George Washington (1º presidente dos Estados Unidos)
- Napoleão Bonaparte (imperador da França)
- Pablo Picasso (artista plástico)
- Robin Williams (ator)
- Thomas A. Edison (inventor da lâmpada)
- Tom Cruise (ator)
- Vincent van Gogh (pintor)
- Winston Churchill (primeiro-ministro britânico)
- Walt Disney (fundador dos estúdios Disney)
- Whoopi Goldberg (atriz)
Silvia Garcia, Fonoaudióloga
Olá Silvia,
ResponderExcluirgostei muito de seu blog, e gostaria de lhe convidar a conhecer o meu sobre dislexia. http://diariodeumdislexico.albertoportugal.com.br/
Vou incluí-la em meus links! Um abraço, Alberto