Para pensar!


domingo, 30 de outubro de 2011

O Que é Disfonia?Como saber se está tudo bem com a sua Voz?

 Disfonia – Voz


Definição:


Qualquer alteração na produção da voz, podendo ser de carácter físico, funcional e emocional


A voz produzida não é harmônica, é obtida com esforço e sem a possibilidade de variações de seus atributos, vulgarmente referido como rouquidão. 


A ausência de produção de voz refere-se por afonia.


Sinais e Sintomas:


Intenso esforço na emissão vocal (por edema das pregas vocais)
Dificuldade em manter a voz
Variação na qualidade vocal
Cansaço ao falar , pouca resistência 
Variações de frequência fundamental habitual ou na intensidade
Rouquidão (Falaremos mais sobre ela, por ser o sintoma que mais incomoda)
Falta de volume e projeção
Perda da eficiência vocal 


A disfonia, na verdade, é apenas um sintoma  relacionado a toda e qualquer dificuldade que impeça a produção natural da voz, presente em vários e diferentes distúrbios tal como na gripe , laringite ou inflamação das cordas (ou pregas) vocais.


Atualmente, a disfonia recebe importante enfoque ocupacional quando relacionada ao uso profissional da voz, principalmente na prática docente .


As alterações orgânicas vocais entre professores ocorrem, em média, após 10-20 anos de trabalho, as diferenças de ambiente e de disciplina ministrada podem predispor para
disfonia em tempo menor.


Normalmente aparece acompanhada de dores ao engolir, tosse seca ou uma ligeira subida de temperatura.
A prevalência da rouquidão faz-se sentir nas gargantas sobretudo no inverno devido, ao maior número de infecções e qualidade do ar, mas também na primavera, por causa das alergias, tão comuns nessa estação do ano.


Rouquidão, geralmente é o primeiro sinal de alerta que faz a pessoa dar atenção e ver que tem algo de errado se passando com o aparelho vocal, é definida como qualquer mudança no carácter vocal. 


É uma patologia provocada por alterações da mucosa de qualquer das partes da laringe, sendo as cordas vocais a zona que mais sintomatologia costuma dar.




A falta de clareza (limpidez) do som é a rouquidão. Ela pode ser:


Aguda ou de curta duração; que é aquela que tem a duração de alguns dias ou semanas, ligeiro até que o indivíduo fica privado da sua voz.
Crônica ou de longa duração; permanece rouca por mais de três meses, mesmo que a intensidade diminua nesse período, tal deve ser considerado um sinal de alarme, pelo que deverá ser observada por um médico especialista.


Etiologia:


Qualquer edema (inchaço) ou irregularidade na superfície de revestimento (mucosa) das pregas vocais leva a perturbação desse fenómeno físico. 


Ansiedade e/ou nervosismo
Gripes
Resfriados
Tabagismo
Sinusites
Pneumonias
Alcoolismo
Refluxo gastroesofágico (por agressão crônica e edema das pregas vocais)
Hipotireoidismo


Tratamento


Se sofrer de rouquidão mais de dez dias, deve procurar um otorrinolaringologista para uma consulta e um exame visual das pregas vocais.


O tratamento específico é a melhor solução e o auxílio da terapia da fala é, por vezes, fundamental. O paciente aprende como usar a fala de maneira mais equilibrada e adequada. O tratamento varia em função da patologia que origina a rouquidão.


Várias essências, nomeadamente de eucalipto, menta e salgueiro têm efeitos calmantes e refrescantes na laringe, pelo que contribuem para o alívio da dor e desconforto no momento da produção vocal.


Cuidados a ter


Evite álcool e fumo, gritar, sussurrar
Modere o uso de cafeína e leite
Nunca faça auto-medicação
Tome pelo menos 8 copos de água por dia
Tenha bons modelos vocais, ou seja, conviva com indivíduos que falem correctamente, sem rouquidão ou esforço
Passe a maior parte do tempo em ambientes saudáveis, evite ao máximo possível a poluição






Em caso de dúvidas ou persistência dos sintomas consulte o seu médico.




Muito me admiro em ver que só agora percebessem algo de errado com a Voz do Ex Presidente Lula...Só agora a Voz dele incomodou....pareceu ter algo de errado?Com a Rouquidão?


É só pegar gravações de seus comícios...


Eu mesma cheguei a chamar atenção em outras épocas de eleição e reeleição durante os comícios, através de e-mails pois não blogava...Mas nem sequer tive resposta.
Outra pessoa de renome que já chamei atenção é a ex candidata Marina Silva.Ela também precisa olhar com cuidado e carinho para sua Voz.





Silvia Garcia Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works