Para pensar!


Mostrando postagens com marcador Agressividade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Agressividade. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Por que meu filho é tão desorganizado?


Continuando com os acontecimentos e características que podem estar indicando que a criança ou adulto estão precisando de ajuda.

Narrativa:

Quando meu filho tem que escrever alguma narrativa, se atrapalha todo. Escreve a mesma coisa várias vezes, amassa o papel, começa de novo, e logo pega a tarefa de matemática...vai resolver os cálculos e vê que esqueceu o caderno na escola.Se irrita, bate com material na mesa e desiste...O Que e como devo fazer?


A desorganização que algumas crianças vivenciam  pode levar ao sentimento de confusão e desespero, para ela, para os pais e professores.

Ela não consegue se concentrar ou sua mente vagueia, é difícil terminar uma tarefa simples antes de iniciar outra.Pula de uma tarefa para outra e quando vê não terminou nenhuma.

Nos adultos pode ser notado em algumas atitudes repetitivas, pois nunca se recorda de tê-la feito.
Exemplos: Conferir várias vezes se apagou o fogão, fechou a porta ao sair, desligou o ferro elétrico, ou quando já está na rua fica pensando se já fez o que deveria ter feito, antes de sair.Esquece onde deixou a chave do carro, o celular ou agenda.

Claro que isto pode acontecer com qualquer um, de vez em quando, mas quando é de forma sistemática é preocupante, pois pode cometer algum erro sério ou perigoso, são atitudes que podem ser paralisantes, não conseguem seguir em frente sem antes constatar que está tudo em ordem.


Quer saber mais?
My status

É só chamar




 Fonoaudióloga

domingo, 9 de outubro de 2011

Professor o que Você busca no seu Aluno?Procura pelo Melhor Dele?

Relacionamento Professor e Aluno
Já falei das Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem, Agora quero focar na Dificuldade, em outro momento falarei dos Distúrbios especificamente.

Lembra da definição Dificuldade na Aprendizagem? Veja  no artigo : Aprendizagem (Clique Aqui para ler)
Em relação a questões Institucionais, não entrarei em detalhes, falarei dos Seres Humanos, focando as relações entre si, independentemente da profissão, mas dando Ênfase a Relação Professor e Aluno, podendo ser feita a Transferência dos Personagens envolvidos.

Exemplo: Você ----- Seu Chefe ---- Seu Subordinado, Mãe ou pai---Filho e assim por diante, não importando a posição hierárquica.

Vemos que os professôres, a maioria pelo menos, toda regra tem exceção... Não sabem o que desejam conquistar ou na pior das Hipóteses, estão sem nenhuma Projeção Positiva em relação à sua sala de aula...O que virá hoje? Alunos desrespeitosos e/ou violentos? Desinteressados? Fracassados, sem nem mesmo tentar?
Isso são desculpas para sua infelicidade e “Fracasso” dos alunos.
Lidar com o certinho,o estudioso, o aluno que não dá problemas, isto é bem fácil e cômodo.

Na verdade nada disso importa, Importa é o que vai  em seu Coração....Você sabe?

Aqui começa Uma Viagem sem Volta: O AUTOCONHECIMENTO.
Isto é a Chave que abre todas  as portas para o Conhecimento e Aprendizagem.
É importante que leia o texto anterior, mencionado acima para melhor compreensão.

Componentes da Boa Aprendizagem
  • Atenção: Você se presta atenção,atitudes, palavras, gestos, expressão facial? Ou não pára nunca, Faz “mil” coisas ao mesmo tempo? Liga a TV, som, computador e ainda se ocupa de outros afazeres, tudo ao mesmo tempo? 
  • Compreensão: Você se compreende? Sabe por que as coisas te acontecem? Por que sem mais, nem menos seu humor muda?
  • Aceitação: Você se aceita, concorda com suas atitudes, fica em paz com suas escolhas?
  • Retenção: Você retém o que lhe é apresentado ou esquece tão logo muda de foco? 
  • Transferência: Você transfere do mundo simbólico, abstrato para o real?
  • Ação: Se você disse sim aos Quatro componentes; sabe o que é preciso fazer....Você faz?

Pronto ...eis a QUESTÃO que é a própria RESPOSTA...

“CONHECIMENTO SEM AÇÃO É ILUSÃO”

Faça as mesmas perguntas trocando Você por Aluno.
Exemplo: Atenção: você presta atenção em seu aluno?Sabe dizer quando ele está bem ou mal, triste ou feliz?É daí por diante...Você o olha nos olhos para lhe falar?

Quando você se compreende; você compreende e aceita melhor o outro, se tem mais tolerância e paciência consigo tem também com o Outro.
Isto é SIMPLES, mas não é FÁCIL; requer treino e o melhor EXERCÍCIO é feito CONSIGO mesmo...

Você se conhecendo, começa a buscar o SEU MELHOR; podendo ajudar o outro a se tornar melhor...
Comece a dar e receberá ...A Atitude do Outro é apenas a minha própria atitude refletida, o que me incomoda no outro é o que tenho de pior dentro de mim...

Esta é a POSTURA DE UM VENCEDOR, é tratar, resolver e aliviar a dor dos outros com FOCO nas SOLUÇOES ao invés da GESTÃO dos problemas.

SE FAZ MUITO IMPORTANTE SABER...

“Tudo neste mundo se relaciona, nada é por ACASO, NEM SEMPRE se tem as respostas de imediato, tudo depende da CONECÇÃO.”

DISCADA – RÁDIO – BANDA LARGA?

Qual é a sua? E da sua família? E dos seus Alunos?

Inicialmente conheça a sua CONECÇÃO e  a de quem está a se conectar!!!

Este é o DIFERENCIAL do meu trabalho em Fonoaudiologia, acrescento Consultoria e Aconselhamento de Vida a todos que se relacionam com meus clientes.
Os resultados são claros e definidos.


Silvia Garcia, Fonoaudióloga








sábado, 8 de outubro de 2011

Educação Infantil e Pré Escola


FALA, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO

Os Professores deveriam ter Conhecimento mínimo sobre o Desenvolvimento da Criança, podendo assim identificar alguma dificuldade existente.

No Artigo FALA,LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO vocês podem se Interar mais sobre o assunto. 

A criança pode apresentar alguns ou todos sinais e sintomas, muito embora não indique o que ela tem seja alguma possibilidade de apresentar  Distúrbio de Aprendizagem; há outros fatores a serem observados.
Porém, com certeza estamos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.

Sinais e Sintomas de que algo não vai bem

Educação Infantil
  •  Dispersão
  •  Fraco desenvolvimento da atenção
  •  Atraso  do desenvolvimento da fala e da linguagem
  •  Dificuldade em aprender rimas e canções
  •  Fraco desenvolvimento da coordenação motora
  •  Dificuldade com quebra cabeça
  •  Falta de interesse por livros impressos
  • Criança chorosa
  • Não interage com outras crianças na mesma faixa etária
  • Agressiva
  • Arredia/tímida demais
  • Pré Escola
  • Se Diferencia do grupo em questão

Com atenção adequada a criança pode fazer sempre mais e melhor do que antes da estimulação.
Cabe ao professor identificar e comunicar aos pais, buscando informações mais precisas sobre o histórico da criança.

Portanto, se a criança continua apresentando alguns ou vários destes sinais e sintomas, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menor prejuízo emocional: e Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita.

Idade Escolar
  • Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras)
  • Desatenção e dispersão
  • Dificuldade em copiar de livros e da lousa
  • Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.)
  • Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares
  • Confusão entre esquerda e direita
  • Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...
  • Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
  • Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...
  • Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc.. Dificuldade na matemática e desenho geométrico
  • Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias)
  • Troca de letras na escrita
  • Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua
  • Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma;
  • Bom desempenho em provas orais.
Se nessa fase a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e conseqüentemente sociais e profissionais.

Os Distúrbios Específicos de Aprendizagem são hereditários, portanto genéticos.
Isto nos ajuda a saber se os pais e/ou em suas famílias existem casos semelhantes,sendo um Indício a mais para um BOM DIAGNÓSTICO.

Um Adulto que ainda apresenta este quadro abaixo, possivelmente não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar.
  • Continuada dificuldade na leitura e escrita
  •  Memória imediata prejudicada
  •  Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua
  •  Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia)
  •  Dificuldade com direita e esquerda


Silvia Garcia, Fonoaudióloga <





sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mentiras e furtos na infância

Criança envergonhada por mentir
As crianças vivem num universo desconhecido estando sempre em conflito entre a fantasia e a realidade; para entender, é necessário conhecer o mundo da imaginação infantil.Ela acompanha a criança durante uma parte da infância; às vezes são tantas que assustam e preocupam os pais.
Isto é natural quando a criança tem idade entre três e sete anos,mas tudo existe um limite, antes de brigar preste atenção, às vezes o filho deseja apenas chamar a atenção dos pais por não saber como pedir ajuda. 

A mentira

A criança pequena não sabe lidar com as frustrações e ausências , sejam elas emocionais, financeiras ou comportamentais, fazendo com que sintam a necessidade de mentir e/ou roubar para compensar a falta gerada por algum motivo ou circunstância.
A mentira, provém do que está faltando à criança, isto nada mais é do que um sinal aos pais que devem dar mais atenção ao filho e vejam o que está faltando a ela.Pode ser por medo; quando a criança numa brincadeira, empolgado, quebra algum objeto , cuidado com que vai dizer, ao ver o estrago, pois a criança leva as palavras ao pé da letra, ainda não entende o sentido conotativo, processa a informação tal qual ouviu.
Exemplo: - Menino, vou te “matar”...Ele se assusta e pode ficar imaginando como isso se dará, com tiro?
Quando os pais assustam a criança, com a maneira que falam, com uma ameaça iminente, podem fazê-la mentir na próxima vez que cometer algum erro.
O melhor é que os pais punam os filhos, exigindo uma atitude de reparo ao dano feito, como não deixar fazer o que gosta por um dia ou utilizar a mesada para ajudar (com valores simbólicos) os pais a comprar um outro objeto igual. Assim, elas começam a distinguir e perceber o que não pode ser feito.

O Furto

Querer algo e não ter pode ocasionar não só a mentira, mas também pequenos furtos.
O desejo de ter um brinquedo igual ao do colega,faz com que a criança aja de forma inadequada, apropriando-se de um bem material do próximo. Quando perguntado sobre um brinquedo ou material escolar que não é seu, a criança afirma aos pais que ganhou de "presente" com uma mentira do tipo:

- "Ganhei de um amigo da escola" .

Esta atitude da criança pode ser reparada quando os pais mostram desde cedo os valores e princípios, o significado de lealdade, confiança e verdade estarão menos propensos a enfrentar estes tipos de problemas, ganhando a confiança da criança.
Ela aprende a administrar e entender melhor quando ouvir um "não" dos pais.

Como agir quando acontecer a Mentira ou Furto

  • Quando os pais percebem que o filho necessita de atenção e auxílio no seu desenvolvimento, em vez de punições severas e algumas palmadas, a solução aparece. Os pais precisam entender que são os responsáveis e condutores pelo amadurecimento do filho.
  • Para a criança compreender o que é certo e errado; no que se deve acreditar ou não, não é por meio de palmadas e gritos. As palavras e os exemplos dos pais têm muito poder no momento de repreender o filho. Portanto utilize palavras de forma clara e sem agressividade.
  • Se seu filho mentir, faça com que ele perceba a atitude errada e mostre o quanto é importante ser sincero.
  • Os pais devem se preocupar com as mentiras quando elas tiverem o objetivo claro de fugir da responsabilidade e de não enfrentar certas situações. Quando a mentira é perversa, quando é premeditada para prejudicar outras pessoas, ou com intenção de tirar proveito de uma situação ou forma de não assumir responsabilidades de seus atos.
  • No caso de roubo, os pais podem fazer com que a criança reconheça o erro diante da pessoa lesada, fazendo - a devolver o objeto e pedir desculpas pelo ato.
  • O constrangimento faz com que a criança não volte a roubar novamente. Se continuar este comportamento deve-se procurar o apoio de um profissional.
  • Não chame a criança de mentirosa. Isso só reforça uma imagem negativa e a continuidade do comportamento inadequado.
  • Explique com calma as conseqüências negativas de uma mentira e roubo com exemplos práticos. Se prejudica alguém deixe claro porque é errado fazer isso e se ela gostaria que alguém agisse assim com ela.
  • Não grite com a criança para obrigá-la a dizer a verdade. Isso só a intimida mais.
  • Se suspeitar que a criança está mentindo faça perguntas genéricas. Como foi o passeio? Estava bom na escola? Depois de algum tempo volte a fazer as perguntas e compare as respostas.
  • Castigá-la duramente não é a melhor tática. Só fará com que minta mais para fugir da punição. Sua reação deve ser firme mas controlada, sem agressividade.
O exemplo dos pais é fundamental. Nada de mentirinhas úteis: "Diga que a mamãe não está. Fale que estou tomando banho". 

Não minta e nem peça para seu filho mentir.

Silvia Garcia,Fonoaudióloga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works