Para pensar!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Por Que a Fonoaudiologia é uma ciência?


       Analisamos a Fonoaudiologia dentro de um enfoque científico, visto que é observado o aspecto Cognitivo e Comportamental dos processos da comunicação, colocando em evidência o binômio técnico X cientista, onde o pesquisador é um cientista.
Aqui falaremos de como se dá uma análise científica da Fonoaudiologia.
          O ato de falar pode ser visto como desempenho do indivíduo, assim sendo, as desordens da fala, voz e linguagem podem ser consideradas defeitos de comportamento, no que diz respeito ao ponto de vista Comportamental- Cognitivo.
Podemos analisar o movimento da língua de um individuo e descrever o comportamento de mover a língua ou a cognição no ato, o que foi e o que não foi dito. Podemos observar dois aspectos em questão: O Comportamental e o Cognitivo.
          Os aspectos cognitivos são difíceis de serem mensurados e manipulados, pois eles envolvem aspectos complexos e abstratos, como: 

           Quando questionamos “Como se sente umacriança PC, Como o surdo percebe a fala, como pensa um adulto afásico”... Vê como só podem ser deduzidos e a consequência seria o ato de falar, portanto o comportamento verbal pode ser modificado.
A Ciência fonoaudiologia possui objetividade, exatidão, consistência, e contribui para a formação das chamadas Teorias.
No Brasil, a Pesquisa Científica reflete os passos dados da seguinte maneira:

1)           Hipótese
2)           Método
3)           Resultado
4)           Discussão

           Coloca se uma pergunta sobre o problema em forma de Hipótese, descrevendo o material para a investigação e dos sujeitos a serem investigados. Os resultados são colocados com dados capazes de responder às questões da Hipótese e estes vão ser interpretados como uma teoria aplicável, dando sugestões para futuras pesquisas.
Na ciência Fonoaudiologia os fatos surgem dos dados obtidos das observações feitas na Voz, Fala, Linguagem e/ou Audição, componentes de uma Comunicação Oral.


Cursos Online na Área de Fonoaudiologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works