Para pensar!


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Comportamentos Fonoaudiológicos Anormais e Conduta do Fonoaudiólogo


Estudioso
1.      Respiração: É uma função vital não devendo ser feito técnicas de ensaio e erro, pois poderá prejudicar o 
paciente, seriamente. Cabe ao fonoaudiólogo decidir qual a melhor para o indivíduo.

2.      Gagueira: A fala é fracionada devido à interrupção e bloqueios do fluxo de ar, devido ao medo de falar ou pela frustração de não poder terminar a frase ou vergonha do modo que fala. As emoções envolvidas refletem velhos hábitos já condicionados e sedimentados. Falar gaguejando é um comportamento resultante,portanto, aplicar técnicas isoladas, sem conhecer o contexto,não poderá ajudar ao paciente.

3.      Fonação: Encontramos aspectos comportamentais e cognitivos, sabendo que as emoções interferem na voz. As afonias estéricas demonstram como é possível descarregar conflitos internos nas cordas vocais. Também neste caso é uma conduta dedutiva quanto à conclusão e melhor maneira de conduzir o tratamento.

4.      Articulação: A melhor maneira de demonstrar esta interferência é a fala tatibitate, onde o comportamento influencia; normalmente é para chamar atenção dos pais ou quebrar a cadeia comunicativa. Poderemos ter uma resposta observando a família e a interação do fonoaudiólogo com a criança; onde teremos indícios de maneiras mais adequadas de lidar com o problema.

5.      Simbolização: Aqui encontramos a fala desconexa dos esquizofrênicos, a fala monossilábica dos deficientes mentais e a desorganização do discurso do afásico, os quais não conseguem passar seus pensamentos ao meio que os cerca.

6.    Vontade de falar: Aqui teremos Crianças autistas e psicóticas, e crianças que se fecham ao mundo exterior, adotando comportamento negativista e de rejeição.


Como podemos ver, o conhecimento de quem lida com estes problemas, vai além de simples técnicas, sem embasamento teórico sobre estes distúrbios não é possível para um tratamento adequado. Este conhecimento deve ser amplo e abrangente, englobando outras ciências que se entrelaçam com a Ciência Fonoaudiologia.

Cursos Online na área de Ciências Biológicas e da Saúde

Silvia Garcia, Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works