Para pensar!


Mostrando postagens com marcador Atraso desenvolvimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Atraso desenvolvimento. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O que é uma Comunicação Oral?



Comunicação Oral

 Nada mais é que um processo multifásico que envolve a coordenação de funções básicas.

As Funções Básicas são bem conhecidas, mas colocarei um esquema para pensarmos igualmente em cada uma dela.   



  • 1.    Respiração: Fonte de energia na qual a fala é executada;
  • 2.    Fonação: Energia de expiração que faz vibrar as cordas vocais, produzindo sons que variam de intensidade, tonalidade e duração;
  • 3.    Ressonância: É a amplificação destes sons dando características à voz;
  • 4.     Articulação: Os órgãos articuladores impedem ou interrompem a corrente de ar, fazendo a distinção dos sons;
  • 5.    Pronúncia: É a colocação dos sons da fala em sequencia silábica com as acentuações produzindo o sotaque, formação regional;
  • 6.    Dicção: É a maneira harmoniosa de pronunciar os sons da fala;
  • 7.    Simbolização: Envolve a formulação e compreensão da linguagem. A fala tem que ter coerência e significado, tem que ser aceita e compreendida pela comunidade;
  • 8.    Vontade de falar: Interação na cadeia interativa. A pessoa pode ter tudo acima em perfeito funcionamento, no entanto não querer falar devido a algum comprometimento emocional.


Quando vou avaliar a fala de uma pessoa com distúrbio decomunicação, o faço observando o desempenho total tirando minhas conclusões gestálticas, quando para tratamento fonoaudiológico, e analiso o discurso com espírito científico, pois assim posso levantar um padrão de comportamentos; com estes dados posso também, reconhecer o que não se enquadra na normalidade e desenvolver um plano de tratamento com menos chances de erro.

No próximo artigo falaremos de Comportamentos Fonoaudiológicos Anormais e Conduta do Fonoaudiólogo.

Silvia Garcia, Fonoaudióloga




segunda-feira, 21 de outubro de 2013

APRENDIZAGEM, Você sabe o que é?

Falta de Interesse e Atenção
APRENDIZAGEM é a capacidade do indivíduo buscar, organizar, integrar, armazenar e a informação de forma ativa e ajusta da às estruturas que possui internamente.

Componentes necessários para uma BOA APRENDIZAGEM:
  • Atenção
  • Compreensão
  • Aceitação
  • Retenção
  • Transferência
  • Ação
Caso este processo falhe em algum momento é possível que exista algum Problema de Aprendizagem.

Tanto DIFICULDADE quanto DISTÚRBIO representam Problemas na Aprendizagem.

Muito se tem confundido DIFICULDADES com DISTÚRBIOS de Aprendizagem, mas aqui fica claro que NÃO são sinônimos, portanto devem ser vistos e trabalhados de formas DIFERENTES.

Dificuldade: É inerente ao Aluno em relação à Escola, é específico da atividade acadêmica, tudo que se refere ao ambiente escolar.

Distúrbio:Disfunção intrínseca da criança, relacionada à uma discreta disfunção do Sistema Nervoso Central (SNC).


Concluindo:

Devemos ter uma visão geral do contexto para identificar onde está o PROBLEMA: Na Criança? Na Escola? Em Ambos?

Uma coisa é certa NUNCA É UNI LATERAL!!!

Caracterização:

DIFICULDADE: Temos que analizar a Escola como um todo
  • conteúdos pedagógicos, 
  • professores, 
  • métodos de ensino, 
  • ambiente físico e social da escola.

Além disto, deve ser feita uma pesquisa sobre a Família sob os aspectos sócios afetivos e sócios econômicos; podendo a dificuldade vir do âmbito familiar.

DISTÚRBIOS: devemos saber que é uma Síndrome, referente à criança com inteligência normal média ou superior, mas que não consegue aprender.

A criança pode apresentar ou não distúrbio de comportamento, podendo ir do grau leve ao severo, devido a discretos desvios do SNC, onde os sintomas se manifestam:

  • Atenção e concentração: com Hiperatividade e impulsividade ou não.
  • Recepção e processamento da informação: Escrita, dificuldade na distinção dos estímulos sonoros e/ou visuais, compreensão e expressão verbal. Leitura: relacionada à decodificação, corresponde a compreensão e interpretação de textos.
  • Escrita: Erros ortográficos em geral de forma não sistemática.
  • Matemática: manifestada na falta de organização e déficit da funções cognitivas.


Na Educação Infantil já podemos ter Sinais de uma Possível dificuldade Futura...mas é assunto para próxima postagem.



Silvia Garcia, Fonoaudióloga

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Por Que a Fonoaudiologia é uma ciência?


       Analisamos a Fonoaudiologia dentro de um enfoque científico, visto que é observado o aspecto Cognitivo e Comportamental dos processos da comunicação, colocando em evidência o binômio técnico X cientista, onde o pesquisador é um cientista.
Aqui falaremos de como se dá uma análise científica da Fonoaudiologia.
          O ato de falar pode ser visto como desempenho do indivíduo, assim sendo, as desordens da fala, voz e linguagem podem ser consideradas defeitos de comportamento, no que diz respeito ao ponto de vista Comportamental- Cognitivo.
Podemos analisar o movimento da língua de um individuo e descrever o comportamento de mover a língua ou a cognição no ato, o que foi e o que não foi dito. Podemos observar dois aspectos em questão: O Comportamental e o Cognitivo.
          Os aspectos cognitivos são difíceis de serem mensurados e manipulados, pois eles envolvem aspectos complexos e abstratos, como: 

           Quando questionamos “Como se sente umacriança PC, Como o surdo percebe a fala, como pensa um adulto afásico”... Vê como só podem ser deduzidos e a consequência seria o ato de falar, portanto o comportamento verbal pode ser modificado.
A Ciência fonoaudiologia possui objetividade, exatidão, consistência, e contribui para a formação das chamadas Teorias.
No Brasil, a Pesquisa Científica reflete os passos dados da seguinte maneira:

1)           Hipótese
2)           Método
3)           Resultado
4)           Discussão

           Coloca se uma pergunta sobre o problema em forma de Hipótese, descrevendo o material para a investigação e dos sujeitos a serem investigados. Os resultados são colocados com dados capazes de responder às questões da Hipótese e estes vão ser interpretados como uma teoria aplicável, dando sugestões para futuras pesquisas.
Na ciência Fonoaudiologia os fatos surgem dos dados obtidos das observações feitas na Voz, Fala, Linguagem e/ou Audição, componentes de uma Comunicação Oral.


Cursos Online na Área de Fonoaudiologia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works