Para pensar!


Mostrando postagens com marcador Disartria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Disartria. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O que é uma Comunicação Oral?



Comunicação Oral

 Nada mais é que um processo multifásico que envolve a coordenação de funções básicas.

As Funções Básicas são bem conhecidas, mas colocarei um esquema para pensarmos igualmente em cada uma dela.   



  • 1.    Respiração: Fonte de energia na qual a fala é executada;
  • 2.    Fonação: Energia de expiração que faz vibrar as cordas vocais, produzindo sons que variam de intensidade, tonalidade e duração;
  • 3.    Ressonância: É a amplificação destes sons dando características à voz;
  • 4.     Articulação: Os órgãos articuladores impedem ou interrompem a corrente de ar, fazendo a distinção dos sons;
  • 5.    Pronúncia: É a colocação dos sons da fala em sequencia silábica com as acentuações produzindo o sotaque, formação regional;
  • 6.    Dicção: É a maneira harmoniosa de pronunciar os sons da fala;
  • 7.    Simbolização: Envolve a formulação e compreensão da linguagem. A fala tem que ter coerência e significado, tem que ser aceita e compreendida pela comunidade;
  • 8.    Vontade de falar: Interação na cadeia interativa. A pessoa pode ter tudo acima em perfeito funcionamento, no entanto não querer falar devido a algum comprometimento emocional.


Quando vou avaliar a fala de uma pessoa com distúrbio decomunicação, o faço observando o desempenho total tirando minhas conclusões gestálticas, quando para tratamento fonoaudiológico, e analiso o discurso com espírito científico, pois assim posso levantar um padrão de comportamentos; com estes dados posso também, reconhecer o que não se enquadra na normalidade e desenvolver um plano de tratamento com menos chances de erro.

No próximo artigo falaremos de Comportamentos Fonoaudiológicos Anormais e Conduta do Fonoaudiólogo.

Silvia Garcia, Fonoaudióloga




terça-feira, 19 de julho de 2011

Distúrbios de Aprendizagem

A ajuda dos pais é fundamental
Quando alguém apresenta dificuldades para ler, escrever, se concentrar e/ou aprender, suas oportunidades de sucesso na escola e na vida são diminuídas. É comum que essas dificuldades sejam associadas a uma menor capacidade intelectual, porém o problema real pode ser algum Distúrbio de Aprendizagem.
Os Distúrbios de Aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta, eles geram dificuldades que são percebidas na escola e na vida das pessoas portadoras desses distúrbios.
Neste curso você conhecerá as Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem, aprenderá suas causas, como detectá-los e tratá-los, além de conhecer qual deve ser o papel dos Pais, Professores e da Escola no tratamento dos distúrbios.
Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.

Este curso online conta com:
Vídeo AulasVídeo AulasApostilasApostilasProfessor OnlineProfessorReceba o Certificado GrátisCertificado






Silvia Garcia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works