Para pensar!


Mostrando postagens com marcador Fonoaudiologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fonoaudiologia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O que é uma Comunicação Oral?



Comunicação Oral

 Nada mais é que um processo multifásico que envolve a coordenação de funções básicas.

As Funções Básicas são bem conhecidas, mas colocarei um esquema para pensarmos igualmente em cada uma dela.   



  • 1.    Respiração: Fonte de energia na qual a fala é executada;
  • 2.    Fonação: Energia de expiração que faz vibrar as cordas vocais, produzindo sons que variam de intensidade, tonalidade e duração;
  • 3.    Ressonância: É a amplificação destes sons dando características à voz;
  • 4.     Articulação: Os órgãos articuladores impedem ou interrompem a corrente de ar, fazendo a distinção dos sons;
  • 5.    Pronúncia: É a colocação dos sons da fala em sequencia silábica com as acentuações produzindo o sotaque, formação regional;
  • 6.    Dicção: É a maneira harmoniosa de pronunciar os sons da fala;
  • 7.    Simbolização: Envolve a formulação e compreensão da linguagem. A fala tem que ter coerência e significado, tem que ser aceita e compreendida pela comunidade;
  • 8.    Vontade de falar: Interação na cadeia interativa. A pessoa pode ter tudo acima em perfeito funcionamento, no entanto não querer falar devido a algum comprometimento emocional.


Quando vou avaliar a fala de uma pessoa com distúrbio decomunicação, o faço observando o desempenho total tirando minhas conclusões gestálticas, quando para tratamento fonoaudiológico, e analiso o discurso com espírito científico, pois assim posso levantar um padrão de comportamentos; com estes dados posso também, reconhecer o que não se enquadra na normalidade e desenvolver um plano de tratamento com menos chances de erro.

No próximo artigo falaremos de Comportamentos Fonoaudiológicos Anormais e Conduta do Fonoaudiólogo.

Silvia Garcia, Fonoaudióloga




sexta-feira, 27 de julho de 2012

Um Ótimo Guia Que Encontrei Para Você

Atuação da Fonoaudiologia
Se Interar sobre Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é muito mais além do que estudos sobre fala e audição.
Inicialmente era apenas para colocação correta dos fonemas na fala, denominava Logopedia.

Contudo, quanto mais estudos, mais se via conexões com outras estruturas referentes à fala especificamente e outras áreas periféricas, tão importantes quanto.

Com o passar dos anos, a Fonoaudiologia foi se especificando cada vez mais, em áreas novas como Escolas, Hospitais, Empresas com a criação das Normas Reguladoras do Ministério do Trabalho.

Segue a grade curricular para você que se interessou pela Fonoaudiologia e quer saber mais o que se estuda para ser um Fonoaudiólogo.


Disciplinas: Primeiro Ano
Anatomofisiologia
Biologia
Teorias da Educação
Física Acústica
Introdução à Fonoaudiologia
Lingüística
Português Instrumental
Neurofisiopatologia
Psicologia do Desenvolvimento I
Teorias de Linguagem

Disciplinas: Segundo Ano
Audiologia I
Antropologia Teológica
Ortodontia
Patologias dos Órgãos da Fala e Audição
Alterações da Linguagem Oral I
Alterações da Motricidade Oral e Fonação I
Psicologia do Desenvolvimento II
Psicologia do Desenvolvimento III
Fonoaudiologia Comunitária I
Teoria dos Distúrbios de Aprendizagem
Metodologia de Pesquisa I

Disciplinas: Terceiro Ano
Audiologia II
Audiologia Educacional
Alterações da Linguagem Oral II
Alterações da Motricidade Oral e Fonação II
Alterações da Linguagem Escrita e da Leitura
Fonoaudiologia Comunitária II
Metodologia da Pesquisa II
Fundamentos da LIBRAS
Fundamentos Teóricos do Trabalho com  Família
Seminários Avançados

Disciplinas: Quarto Ano
  Avaliação na Clínica Fonoaudiológica
Terapia na Clínica Fonoaudiológica
Ética, Estatística
Fonoaudiologia Comunitária III
Avaliação do Processamento Auditivo
Audiologia III
Reabilitação dos Processos Patológicos da Surdez
Trabalho de Conclusão de Curso
Seleção e Indicação de AASI
Saúde do Trabalhador
Links  Interessantes  
















Silvia Garcia, Fonoaudióloga

quinta-feira, 22 de março de 2012

Entrevista sobre Atuação de Silvia Garcia na Saúde

Saúde e Bem Estar 
SAÚDE

Qual é sua especialidade em saúde? Em que consiste seu trabalho?
Fonoaudiologia, que "é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição

  
Silvia Garcia - Fonoaudióloga
Um link para saber mais de você ou da atividade que realiza.
Que classe de clientes você tem, por que eles vêm a você e o que pode oferecer-lhes?
Meus clientes são de todas as classes, não havendo distinção para o desenvolvimento do trabalho de reeducação.

Os menos favorecidos economicamente, podem ter atendimento na forma de permuta,depois de uma análise de sua situação sócio econômica ou encaminhamento de Instituições Filantrópicas.

• Avaliação e Terapia Psicomotora

Qual é sua definição de saúde, e de uma vida saudável?
Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.

Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Regras básicas para quem aspire ser centenária.
Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, evitar o estresse, e usar suplementos nutrientes e antioxidantes eficazes.


Sou uma fonoaudióloga que procura analisar o paciente através de uma visão holística, levando em consideração o equilíbrio do corpo, mente e espírito, efetivamente durante a Avaliação individual e familiar.

Felicidade e saúde, quanto têm em comum e quanto há de mito nessa relação?
Sem saúde fica mais difícil ser feliz.

Nós podemos fazer do nosso cotidiano carregado e estressante em momentos de felicidade plena, que depende só de nós.
Conciliando nossa vida pessoal e profissional podemos cumprir nossas tarefas do dia,diminuindo o estresse, com isso a possibilidade de contrair doenças.

Medicina convencional e medicinas alternativas, o que é real e o que é superstição?
Medicina Convencional - É a que aprendemos nas escolas médicas.

É a medicina oficial da maioria dos países ocidentais. Todo médico que pratica a medicina complementar - segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar - deve conhecer profundamente a medicina convencional.
Medicina Holística - Indica somente que as pessoas são tratadas como um todo: corpo-mente-espírito. Tanto a medicina complementar quanto a medicina convencional pode empregar essa abordagem.
Medicina Alternativa - É aquela praticada por aqueles que utilizam uma opção diferente, uma alternativa à medicina convencional. Alternativa, neste caso, dá idéia de exclusão; de substituição ao sistema estabelecido.

A mente pode provocar ou curar uma doença? Que evidências você conhece ao respeito?

Casos onde o paciente fez uma Reprogramação mental se curou,ocorre também curas que encontram na religião devido a orações.

A melhor medicina preventiva seria ensinar a viver?
Com toda certeza.

Para aprender a viver é imprensidivel o Autoconhecimento.Existem vários cursos onde isso é disciplina obrigatória, na Unidarma, por exemplo.

Quantas vezes você adivinhou o que um paciente tinha somente olhando sua cara?
Só olhando é um pouco difícil, mas depois de uma primeira entrevista ficava claro o que levava aquela condição por muitas vezes.
Você trocaria esta profissão por qualquer outra?
Não, adoro o que faço, ainda mais com o diferencial de trabalhar numa área que é necessário ter conhecimento e aplicações em diversas outras áreas.







Silvia Garcia, Fonoaudióloga

domingo, 9 de outubro de 2011

Professor o que Você busca no seu Aluno?Procura pelo Melhor Dele?

Relacionamento Professor e Aluno
Já falei das Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem, Agora quero focar na Dificuldade, em outro momento falarei dos Distúrbios especificamente.

Lembra da definição Dificuldade na Aprendizagem? Veja  no artigo : Aprendizagem (Clique Aqui para ler)
Em relação a questões Institucionais, não entrarei em detalhes, falarei dos Seres Humanos, focando as relações entre si, independentemente da profissão, mas dando Ênfase a Relação Professor e Aluno, podendo ser feita a Transferência dos Personagens envolvidos.

Exemplo: Você ----- Seu Chefe ---- Seu Subordinado, Mãe ou pai---Filho e assim por diante, não importando a posição hierárquica.

Vemos que os professôres, a maioria pelo menos, toda regra tem exceção... Não sabem o que desejam conquistar ou na pior das Hipóteses, estão sem nenhuma Projeção Positiva em relação à sua sala de aula...O que virá hoje? Alunos desrespeitosos e/ou violentos? Desinteressados? Fracassados, sem nem mesmo tentar?
Isso são desculpas para sua infelicidade e “Fracasso” dos alunos.
Lidar com o certinho,o estudioso, o aluno que não dá problemas, isto é bem fácil e cômodo.

Na verdade nada disso importa, Importa é o que vai  em seu Coração....Você sabe?

Aqui começa Uma Viagem sem Volta: O AUTOCONHECIMENTO.
Isto é a Chave que abre todas  as portas para o Conhecimento e Aprendizagem.
É importante que leia o texto anterior, mencionado acima para melhor compreensão.

Componentes da Boa Aprendizagem
  • Atenção: Você se presta atenção,atitudes, palavras, gestos, expressão facial? Ou não pára nunca, Faz “mil” coisas ao mesmo tempo? Liga a TV, som, computador e ainda se ocupa de outros afazeres, tudo ao mesmo tempo? 
  • Compreensão: Você se compreende? Sabe por que as coisas te acontecem? Por que sem mais, nem menos seu humor muda?
  • Aceitação: Você se aceita, concorda com suas atitudes, fica em paz com suas escolhas?
  • Retenção: Você retém o que lhe é apresentado ou esquece tão logo muda de foco? 
  • Transferência: Você transfere do mundo simbólico, abstrato para o real?
  • Ação: Se você disse sim aos Quatro componentes; sabe o que é preciso fazer....Você faz?

Pronto ...eis a QUESTÃO que é a própria RESPOSTA...

“CONHECIMENTO SEM AÇÃO É ILUSÃO”

Faça as mesmas perguntas trocando Você por Aluno.
Exemplo: Atenção: você presta atenção em seu aluno?Sabe dizer quando ele está bem ou mal, triste ou feliz?É daí por diante...Você o olha nos olhos para lhe falar?

Quando você se compreende; você compreende e aceita melhor o outro, se tem mais tolerância e paciência consigo tem também com o Outro.
Isto é SIMPLES, mas não é FÁCIL; requer treino e o melhor EXERCÍCIO é feito CONSIGO mesmo...

Você se conhecendo, começa a buscar o SEU MELHOR; podendo ajudar o outro a se tornar melhor...
Comece a dar e receberá ...A Atitude do Outro é apenas a minha própria atitude refletida, o que me incomoda no outro é o que tenho de pior dentro de mim...

Esta é a POSTURA DE UM VENCEDOR, é tratar, resolver e aliviar a dor dos outros com FOCO nas SOLUÇOES ao invés da GESTÃO dos problemas.

SE FAZ MUITO IMPORTANTE SABER...

“Tudo neste mundo se relaciona, nada é por ACASO, NEM SEMPRE se tem as respostas de imediato, tudo depende da CONECÇÃO.”

DISCADA – RÁDIO – BANDA LARGA?

Qual é a sua? E da sua família? E dos seus Alunos?

Inicialmente conheça a sua CONECÇÃO e  a de quem está a se conectar!!!

Este é o DIFERENCIAL do meu trabalho em Fonoaudiologia, acrescento Consultoria e Aconselhamento de Vida a todos que se relacionam com meus clientes.
Os resultados são claros e definidos.


Silvia Garcia, Fonoaudióloga








quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fragmentos de Uma Vida,o que te incomoda hoje?

Dizem que a vida começa aos 40, Eu descobri que começa aos 50 anos.

Tal qual a maioria das mulheres que se separam, passei por problemas
emocionais e financeiros.
Tentando acertar, errei muito e fiz muitas escolhas ruins na minha vida.
E por vêzes tive vontade de desistir... Não foram poucas as vêzes que
me senti uma DERROTADA…
A FRUSTRAÇÃO era inevitável por não corresponder as expectativas e
não agradar aos olhos dos outros…
Quanto mais me DECEPCIONAVA comigo mesma, mais tentava disfarçar
e para que os outros não percebessem, me isolava.

Para não escutar meus pensamentos fazia mil coisas ao mesmo tempo,
ligava TV, lia livro, rezava... Esperando um milagre...
Os sonhos que um dia tive estavam cada vez mais longe ou seriam
impossíveis realizá-los...
Até subir um morro para ir a igreja era difícil...
– Eu vivia num eterno Desconforto... me sentia Culpada pelas minhas
escolhas do passado... Fiz tantas besteiras, errei tanto… sentia-me tão
IMPERFEITA.
Descobri o óbvio... “NÃO SOU PERFEITA”.
Quanto dói esta descoberta, viver esperando a aprovação de tudo e
todos ao meu redor. A insegurança tomou conta do meu SER...
Estava na escuridão, me sentindo pequena incapaz...
E um dia em minhas ORAÇÕES, Jesus falou comigo sorrindo:
_ “Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas,
pelo contrário terá a luz da vida". (João 8.12)...

TUDO MUDOU!

Hoje tudo é bem diferente e depois de minhas orações, meus pensamentos
são outros, ME FORTIFICO diàriamente para ir muito mais longe, rápido
e mais alto...
Você acha que perdi o medo?…Que nada!!!
Muito menos esqueci toda a minha história…

AGRADEÇO TODOS MEUS ERROS,
TODOS SÃO MEUS MOTIVADORES...
Descobri que ficar incomodada minhas atitudes é a
REAL FONTE DO PODER de fazer diferente.
Estamos o tempo todo recebendo SINAIS... Se algo te perturba em
qualquer área de sua vida profissional, sentimental ou social...
É CERTO QUE ALGO PRECISA SER MUDADO...
E por comodidade muitas vêzes ficamos na mesma posição, pois nossa mente
nos trai dizendo que somos incapazes, que é perda
de tempo, que é tarde demais... NÃO SE DEIXE ENGANAR...

Apenas agradeça estes pensamentos e siga em frente...
Enquanto vierem estes pensamentos...demonstra que este é o caminho...siga...

“A VERDADE É QUE TUDO PODE SER MUDADO”, basta que você queira.

Com certeza você se identificou com este relato... todos passamos 
por situações parecidas...
As dificuldades e problemas estão aí,o que importa é como você os encara...
Se APARECE o problema é que a SOLUÇÃO JÁ ESTÁ AO SEU ALCANCE...

Para termos o PODER em nossas mãos, precisamos enfrentar a COMODIDADE,
a DÚVIDA, o MEDO, o SENTIMENTO DE INCAPACIDADE...

É TUDO ILUSÃO CRIADA POR CRENÇAS PASSADAS A NÓS!!!

Não fuja, enfrente estes sentimentos...
ELES ENFRAQUECEM E VOCÊ SE FORTALECE...
Estas descobertas mudaram minha vida pessoal, profissional e emocional.

Meu trabalho como Fonoaudióloga é outro...Era puramente técnico...
Hoje, meu auto conhecimento me ensinou a conhecer o outro que está
a minha frente...Com certeza isso não se aprende na Universidade,
foram anos de caminhada, os sucessos aconteciam,mas AGORA 
é muito mais rápida a resposta.

Em outra oportunidade, dividirei com meus colegas de profissão,
principalmente os iniciantes,com pais e professores sobre meu trabalho
e descreverei casos de sucesso e metodologias usadas.




Silvia Garcia, Fonoaudióloga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works