Para pensar!


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mentiras e furtos na infância

Criança envergonhada por mentir
As crianças vivem num universo desconhecido estando sempre em conflito entre a fantasia e a realidade; para entender, é necessário conhecer o mundo da imaginação infantil.Ela acompanha a criança durante uma parte da infância; às vezes são tantas que assustam e preocupam os pais.
Isto é natural quando a criança tem idade entre três e sete anos,mas tudo existe um limite, antes de brigar preste atenção, às vezes o filho deseja apenas chamar a atenção dos pais por não saber como pedir ajuda. 

A mentira

A criança pequena não sabe lidar com as frustrações e ausências , sejam elas emocionais, financeiras ou comportamentais, fazendo com que sintam a necessidade de mentir e/ou roubar para compensar a falta gerada por algum motivo ou circunstância.
A mentira, provém do que está faltando à criança, isto nada mais é do que um sinal aos pais que devem dar mais atenção ao filho e vejam o que está faltando a ela.Pode ser por medo; quando a criança numa brincadeira, empolgado, quebra algum objeto , cuidado com que vai dizer, ao ver o estrago, pois a criança leva as palavras ao pé da letra, ainda não entende o sentido conotativo, processa a informação tal qual ouviu.
Exemplo: - Menino, vou te “matar”...Ele se assusta e pode ficar imaginando como isso se dará, com tiro?
Quando os pais assustam a criança, com a maneira que falam, com uma ameaça iminente, podem fazê-la mentir na próxima vez que cometer algum erro.
O melhor é que os pais punam os filhos, exigindo uma atitude de reparo ao dano feito, como não deixar fazer o que gosta por um dia ou utilizar a mesada para ajudar (com valores simbólicos) os pais a comprar um outro objeto igual. Assim, elas começam a distinguir e perceber o que não pode ser feito.

O Furto

Querer algo e não ter pode ocasionar não só a mentira, mas também pequenos furtos.
O desejo de ter um brinquedo igual ao do colega,faz com que a criança aja de forma inadequada, apropriando-se de um bem material do próximo. Quando perguntado sobre um brinquedo ou material escolar que não é seu, a criança afirma aos pais que ganhou de "presente" com uma mentira do tipo:

- "Ganhei de um amigo da escola" .

Esta atitude da criança pode ser reparada quando os pais mostram desde cedo os valores e princípios, o significado de lealdade, confiança e verdade estarão menos propensos a enfrentar estes tipos de problemas, ganhando a confiança da criança.
Ela aprende a administrar e entender melhor quando ouvir um "não" dos pais.

Como agir quando acontecer a Mentira ou Furto

  • Quando os pais percebem que o filho necessita de atenção e auxílio no seu desenvolvimento, em vez de punições severas e algumas palmadas, a solução aparece. Os pais precisam entender que são os responsáveis e condutores pelo amadurecimento do filho.
  • Para a criança compreender o que é certo e errado; no que se deve acreditar ou não, não é por meio de palmadas e gritos. As palavras e os exemplos dos pais têm muito poder no momento de repreender o filho. Portanto utilize palavras de forma clara e sem agressividade.
  • Se seu filho mentir, faça com que ele perceba a atitude errada e mostre o quanto é importante ser sincero.
  • Os pais devem se preocupar com as mentiras quando elas tiverem o objetivo claro de fugir da responsabilidade e de não enfrentar certas situações. Quando a mentira é perversa, quando é premeditada para prejudicar outras pessoas, ou com intenção de tirar proveito de uma situação ou forma de não assumir responsabilidades de seus atos.
  • No caso de roubo, os pais podem fazer com que a criança reconheça o erro diante da pessoa lesada, fazendo - a devolver o objeto e pedir desculpas pelo ato.
  • O constrangimento faz com que a criança não volte a roubar novamente. Se continuar este comportamento deve-se procurar o apoio de um profissional.
  • Não chame a criança de mentirosa. Isso só reforça uma imagem negativa e a continuidade do comportamento inadequado.
  • Explique com calma as conseqüências negativas de uma mentira e roubo com exemplos práticos. Se prejudica alguém deixe claro porque é errado fazer isso e se ela gostaria que alguém agisse assim com ela.
  • Não grite com a criança para obrigá-la a dizer a verdade. Isso só a intimida mais.
  • Se suspeitar que a criança está mentindo faça perguntas genéricas. Como foi o passeio? Estava bom na escola? Depois de algum tempo volte a fazer as perguntas e compare as respostas.
  • Castigá-la duramente não é a melhor tática. Só fará com que minta mais para fugir da punição. Sua reação deve ser firme mas controlada, sem agressividade.
O exemplo dos pais é fundamental. Nada de mentirinhas úteis: "Diga que a mamãe não está. Fale que estou tomando banho". 

Não minta e nem peça para seu filho mentir.

Silvia Garcia,Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works