Para pensar!


domingo, 4 de setembro de 2011

Gagueira Infantil


Um dos problemas de Fala e Linguagem que preocupam os pais de crianças na faixa etária dos três anos aos sete anos é a “Gagueira”, que é manifesta com a dificuldade de manter a fluência da fala, eles causam dúvidas, desconforto e, por muitas vezes, desorientação. 
O que precisamos saber sobre esta disfluência se é parte do processo de aquisição de linguagem da criança, ou se ela de fato representa o que os especialistas chamam Gagueira do Desenvolvimento, que surge antes da puberdade, geralmente entre dois e cinco anos sem dano cerebral aparente , outra causa conhecida. 
A disfluência é um fenômeno comum enquanto as crianças estão estruturando sua linguagem. Essa disfluência pode sinalizar o início do processo de gagueira, por isso é importante que os pais de crianças que apresentam alguma disfluência, procurem um fonoaudiólogo.
O Fonoaudiólogo conta com descobertas que podem definir a gagueira, como um problema que afeta áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, que interferem no controle motor da fala ou não. Isto elimina a possibilidade da gagueira do desenvolvimento ser provocada por algum acontecimento ou trauma do mundo exterior. O fato da criança encontrar-se em situações acolhedoras por si só  não é suficiente para que ela deixe de gaguejar.
Bem, não estou aqui para apavorar os pais, quero apenas dizer que deve ser vista com carinho qualquer manifestação na fala da criança.
Se seu filho (a) “gagueja”, você pode se orientar com:
  • Fale com a criança sem pressa e com pausas freqüentes. Espere alguns segundos antes de você começar a falar quando filho terminar de falar. A fala lenta e relaxada é muito mais eficaz do que criticar ou dizer: fale devagar, repita mais devagar. 
  • Evite fazer muitas perguntas ao mesmo tempo. Elas falam mais livremente ao expressar suas próprias idéias ao invés de responder às perguntas dos adultos. Faça comentários sobre o que seu filho disse, em vez de perguntar,  mostrando que você está prestando atenção. 
  • Utilize expressões faciais e linguagem corporal para demonstrar ao seu filho que você está mais atento ao conteúdo da mensagem do que à sua forma de falar. 
  • Dê  atenção ao seu filho,diàriamente. Deixe que ele escolha o que gostaria de fazer. Permita que ele dirija as atividades, decidindo se quer falar ou não. Quando você falar, utilize uma fala lenta, tranqüila, relaxada e com pausas frequentes. Este momento calmo pode aumentar a auto-confiança da criança pequena, porque ela vai saber que o pai ou a mãe aprecia a sua companhia. Conforme a criança se torna mais velha, pode ser um momento em que se sente confortável para falar de seus sentimentos e experiências com o pai ou a mãe. 
  • Auxilie todos os membros da família a aprender a escutar e esperar sua vez de falar. Para as crianças é mais fácil falar quando há poucas interrupções e quando contam com a atenção do ouvinte, evite interromper. 
  • Observe como você se relaciona com seu filho. Sempre que puder, mostre que você está prestando atenção ao que ele está falando e que ele pode utilizar o tempo que precisar para falar. Procure evitar a crítica, o falar rápido, as interrupções e as perguntas freqüentes. 
  • Acima de tudo, faça seu filho saber que você o aceita como ele é. O mais importante para o seu filho será o seu apoio, quer ele gagueje ou não.
"Superar a gagueira é mais uma questão de perder o medo de gaguejar do que esforçar-se para falar melhor".

Se persistir os sintomas procure o profissional especializado.




Silvia Garcia, Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works