Para pensar!


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Déficit de atenção, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade)


É o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados, e é tido como a principal causa de fracasso escolar.
Sinais e sintomas:
  • desatenção,
  • inquietude
  • impulsividade
Estastísticas:
O déficit de atenção está presente em cerca de 3% a 5% das crianças. Podendo ainda estar presente na vida adulta, contudo os sintomas pareçam mais suaves.

Tratamento:
Normalmente, baseia-se em medicamentos e psicoterapia.
As pesquisas demonstram que a atenção pode ser melhorada com exercícios, e que os mesmos também podem auxiliar no tratamento do déficit de atenção. No entanto, a questão não é tão simples assim.
Apesar deste transtorno ser chamado de déficit de atenção, é melhor definido como um problema no controle da atenção,  ao invés de apenas uma dificuldade  na habilidade de prestar atenção, complicado, não?
Saber distinguir esta peculiaridade, fundamentada por evidências neurocientíficas, é muito importante para a compreensão desse distúrbio tão impactante na sociedade.
Pais de crianças com TDAH, tem dificuldade de entender como que uma criança que passa horas num vídeo Game, possa ter um problema de atenção. Professores podem ficar confusos com um estudante que é totalmente dedicado à aula de música, mas é distraído ou disperso em outras aulas.

Colocar a atenção de forma apropriada para o sucesso escolar requer um grau de auto-controle maior  do que para deixar de lado uma atividade preferida e focar numa atividade  não tão interessante ou recompensadora.
Ainda não se sabe o que acontece de errado nos cérebros dos indivíduos com TDAH.
Algumas Teorias tentam explicar este transtorno, mas apesar de oferecerem pistas intrigantes, ainda não respondem todas as questões.São elas:
  • uma falha na inibição de reações,
  • um problema com a memória de trabalho,
  • a forma como a informação é processada no tempo,
  • padrões conflitantes de atividade neural.
Os tratamentos mais efetivos são os baseados em medicação e em estratégias comportamentais, pois o TDAH trata-se mais de um problema de conseguir fazer o que se sabe, do que de saber o que fazer.
Buscamos desenvolver métodos para os alunos com TDAH, devem ser lembrados regularmente das regras da sala de aula, transformar objetivos de longo prazo em objetivos de curto prazo, associados a recompensas.

Isto é mais um gerenciamento dos sintomas do que uma cura.Sendo assim quando o medicamento e as estratégias são interrompidos,os sintomas tendem a retornar. Por isso, o tratamento é de longo prazo e os sintomas melhoram à medida que o sistema de auto-controle do cérebro amadurece e o indivíduo aprende a aplicar essas estratégias ao longo da vida.

Durante os anos que trabalho com crianças portadoras de TDAH, e muitas vezes questionar o uso indiscriminado de medicação, passei  a pensar na plasticidade do cérebro, e na possibilidade de que crianças com TDAH tivessem resultados mais efetivos, fazendo exercícios cognitivos, os quais introduzia em suas Fonoterapias.
E para minha satisfação, os resultados foram animadores, o auto controle se dava bem mais rápido.

Bem, isto vem desde a década de 80, o computador estava engatinhando, custo inviável para colocar em terapia, nem existiam muitas opções, era tudo criado com o que se tinha nas mãos...papéis, lápis, tesoura.Era trabalho de criação. Com isto exercitava o cérebro a cada nova sessão, tanto o cliente, como eu mesma.
Vale saber que hoje ainda utilizo destes recursos artesanais.

Em Pleno século XXI, onde os computadores tomaram conta e as crianças os preferem ao lápis e papel, pesquisas foram intensificadas para o uso do computador em Treinamentos. 

 “ Por exemplo, pesquisas recentes demonstraram que um treinamento computadorizado para memória de trabalho diminuiu os sintomas de TDAH e que esse benefício persistiu além da duração do treino em si. Também existe uma série de estudos em neurofeedback, um tipo de tratamento que tenta ensinar os indivíduos a alterar e controlar aspectos básicos do funcionamento cerebral, em que mudanças duradouras também foram relatadas...
O campo do treinamento cerebral computadorizado para ajudar nos casos de TDAH ainda é muito recente, mas já possui muitas evidências animadoras e não há contra-indicação. 

Portanto, se você possui déficit de atenção, experimente exercitar sua memória de trabalho e sua atenção através de desafios variados, como os oferecidos pelo Cérebro Melhor, e veja como isso funciona para você.Texto: Cérebro Melhor"
  




Silvia Garcia, Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works