Professor, você conhece seu aluno?
Você e o professor podem não perceber que seu filho está pedindo
ajuda...
Narrarei algumas atitudes e o que elas representam
realmente:
Relato
Uma criança na sétima série, sabe que é dia de leitura em voz alta e que sempre
se dá logo após o recreio, então, antes
que o recreio termine ele começa a provocar os coleguinhas...
Ao entrar na sala,
continua a provocação rindo e jogando bolinhas de papel, é só uma questão de
tempo até ser retirado da sala pela professora.
Pronto por hoje ele venceu, não
será ele a ler em sala de aula em voz alta.UFA!Que bom.
Atitude: Mau comportamento X Significado: Medo do erro e
ser criticado.
A criança se sente envergonhada ou “anormal” por causa dasua dificuldade, a qual ele sabe que tem, mas não compreende e não sabe lidar,
por isso vive sobre pressão, com medo que outros descubram sua “Dificuldade” e
seja motivo de chacotas e zombaria.
Por isso, para evitar provoca situações parase esquivar do problema, falta as aulas e inventa doenças.
Se você quer ajudar seu filho, precisa compreender o que
passa com ele e conversar para entender o que está acontecendo, normalmente a
criança não tem medo do novo, da descoberta, ele busca e gosta de descobrir as
novidades.
Algumas perguntas podemser feitas sobre seu filho, para esclarecer o que se passa:
- Ele tem medo de ler em voz alta?
- Dificuldade de encontrar um caminho?
- Guardar um recado?
Assim as coisas que a criança faz começa ter sentido, é
puro medo de ser descoberto, de não conseguir executar a tarefa, que suas
dificuldades venham a tona.
A carga emocional que o medo causa pode ser esmagadora, por isto é tão
importante enfrentá-lo(MEDO) com seu filho e possivelmente com a professora, fazendo
com que ela tome conhecimento do fato, proporcionando situações facilitadoras e
não constrangedoras.
Encoraje seu filho a falar de seus medos, para que ele
entenda que você não vai rir, depreciar ou brigar com ele por isto.
Fonoaudióloga |
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Abraços, Silvia Garcia