Para pensar!


Mostrando postagens com marcador Leitura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Leitura. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Arte de Lecionar

Você conhece seu filho?

Professor, você conhece seu aluno?

Como ele sente, pensa e por que age de determinada maneira?
Você e o professor podem  não perceber que seu filho está pedindo ajuda...

Narrarei algumas atitudes e o que elas representam realmente:



Relato

Uma criança na sétima série, sabe  que é dia de leitura em voz alta e que sempre se dá logo após o recreio, então,  antes que o recreio termine ele começa a provocar os coleguinhas...
Ao entrar na sala, continua a provocação rindo e jogando bolinhas de papel, é só uma questão de tempo até ser retirado da sala pela professora. 
Pronto por hoje ele venceu, não será ele a ler em sala de aula em voz alta.UFA!Que bom. 

Atitude: Mau comportamento X Significado: Medo do erro e ser criticado.

A criança se sente envergonhada ou “anormal” por causa dasua dificuldade, a qual ele sabe que tem, mas não compreende e não sabe lidar, por isso vive sobre pressão, com medo que outros descubram sua “Dificuldade” e seja motivo de chacotas e zombaria.
Por isso, para evitar provoca situações parase esquivar do problema, falta as aulas e inventa doenças.
Se você quer ajudar seu filho, precisa compreender o que passa com ele e conversar para entender o que está acontecendo, normalmente a criança não tem medo do novo, da descoberta, ele busca e gosta de descobrir as novidades.

Algumas  perguntas podemser feitas sobre seu filho, para esclarecer o que se passa:

  • Ele tem medo de ler em voz alta? 
  • Dificuldade de encontrar um caminho? 
  • Guardar um recado?

Assim as coisas que a criança faz começa ter sentido, é puro medo de ser descoberto, de não conseguir executar a tarefa, que suas dificuldades venham a tona.

A carga emocional que o medo  causa pode ser esmagadora, por isto é tão importante enfrentá-lo(MEDO) com seu filho e possivelmente com a professora, fazendo com que ela tome conhecimento do fato, proporcionando situações facilitadoras e não constrangedoras.

Encoraje seu filho a falar de seus medos, para que ele entenda que você não vai rir, depreciar ou brigar com ele por isto.



Fonoaudióloga

quinta-feira, 22 de março de 2012

Entrevista sobre Atuação de Silvia Garcia na Saúde

Saúde e Bem Estar 
SAÚDE

Qual é sua especialidade em saúde? Em que consiste seu trabalho?
Fonoaudiologia, que "é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição

  
Silvia Garcia - Fonoaudióloga
Um link para saber mais de você ou da atividade que realiza.
Que classe de clientes você tem, por que eles vêm a você e o que pode oferecer-lhes?
Meus clientes são de todas as classes, não havendo distinção para o desenvolvimento do trabalho de reeducação.

Os menos favorecidos economicamente, podem ter atendimento na forma de permuta,depois de uma análise de sua situação sócio econômica ou encaminhamento de Instituições Filantrópicas.

• Avaliação e Terapia Psicomotora

Qual é sua definição de saúde, e de uma vida saudável?
Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.

Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

Regras básicas para quem aspire ser centenária.
Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, evitar o estresse, e usar suplementos nutrientes e antioxidantes eficazes.


Sou uma fonoaudióloga que procura analisar o paciente através de uma visão holística, levando em consideração o equilíbrio do corpo, mente e espírito, efetivamente durante a Avaliação individual e familiar.

Felicidade e saúde, quanto têm em comum e quanto há de mito nessa relação?
Sem saúde fica mais difícil ser feliz.

Nós podemos fazer do nosso cotidiano carregado e estressante em momentos de felicidade plena, que depende só de nós.
Conciliando nossa vida pessoal e profissional podemos cumprir nossas tarefas do dia,diminuindo o estresse, com isso a possibilidade de contrair doenças.

Medicina convencional e medicinas alternativas, o que é real e o que é superstição?
Medicina Convencional - É a que aprendemos nas escolas médicas.

É a medicina oficial da maioria dos países ocidentais. Todo médico que pratica a medicina complementar - segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar - deve conhecer profundamente a medicina convencional.
Medicina Holística - Indica somente que as pessoas são tratadas como um todo: corpo-mente-espírito. Tanto a medicina complementar quanto a medicina convencional pode empregar essa abordagem.
Medicina Alternativa - É aquela praticada por aqueles que utilizam uma opção diferente, uma alternativa à medicina convencional. Alternativa, neste caso, dá idéia de exclusão; de substituição ao sistema estabelecido.

A mente pode provocar ou curar uma doença? Que evidências você conhece ao respeito?

Casos onde o paciente fez uma Reprogramação mental se curou,ocorre também curas que encontram na religião devido a orações.

A melhor medicina preventiva seria ensinar a viver?
Com toda certeza.

Para aprender a viver é imprensidivel o Autoconhecimento.Existem vários cursos onde isso é disciplina obrigatória, na Unidarma, por exemplo.

Quantas vezes você adivinhou o que um paciente tinha somente olhando sua cara?
Só olhando é um pouco difícil, mas depois de uma primeira entrevista ficava claro o que levava aquela condição por muitas vezes.
Você trocaria esta profissão por qualquer outra?
Não, adoro o que faço, ainda mais com o diferencial de trabalhar numa área que é necessário ter conhecimento e aplicações em diversas outras áreas.







Silvia Garcia, Fonoaudióloga

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A sabedoria de Cora Coralina...

Você já ouviu falar nela?

 

Cora Coralina nasceu em 20 de agosto de 1889, na casa que pertencia à sua família há cerca de um século, e que se tornaria o museu que hoje reconta sua história. Filha do Desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e Jacita Luiza do Couto Brandão, Cora, ou Ana Lins dos Guimarães Peixoto (seu nome de batismo), cursou apenas as primeiras letras com mestra Silvina e já aos 14 anos escreveu seus primeiros contos e poemas. "Tragédia na Roça" foi seu primeiro conto publicado.

 

Uma repórter perguntou à Cora Coralina o que é viver bem.

Ela disse:

- "Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. 
E digo prá você, não pense. 
Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. 
Eu não digo.
Eu não digo estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco. 
É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.
Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a 
vencer as dificuldades da vida. 
O melhor roteiro é ler e praticar o que lê.
O bom é produzir sempre e não dormir de dia.
Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você 
fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.
Eu não digo nunca que estou cansada. 
Nada de palavra negativa.
Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica.
Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio!
Sei que tenho muitos anos. 
Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, 
mas não sei se sou velha não. 
Você acha que eu sou?
Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser.
Filha dessa abençoada terra de Goiás.
Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. 
Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.

Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha 
própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, 
pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. 
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.

Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.

Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.

Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, 
ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, 
que o mais importante é o decidir."


(Cora Coralina)   





Silvia Garcia, Fonoaudióloga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works