Ouvido Externo, Médio e Interno |
Definição:
Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons.
Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição.
São classificadas em condutiva, mista e neurossensorial.
A condutiva é causada por um problema localizado no ouvido externo e/ou médio, que tem por função "conduzir" o som até o ouvido interno.
Esta deficiência, em muitos casos, é reversível e geralmente não precisa de tratamento com aparelho auditivo, apenas cuidados médicos.
Se ocorre uma lesão no ouvido interno, há uma deficiência que recebe o nome de "neurossensorial". Nesse caso, não há problemas na "condução" do som, mas acontece uma diminuição na capacidade de receber os sons que passam pelo ouvido externo e ouvido médio.
A deficiência neurossensorial faz com que as pessoas escutem menos e também tenham maior dificuldade de perceber as diferenças entre os sons.
A deficiência auditiva mista ocorre quando há ambas perdas auditivas: condutiva e neurossensorial numa mesma pessoa.
Etiologias:
Deficiência Auditiva Condutiva
• Acúmulo de cera no canal auditivo externo.
• Otites
Deficiência Auditiva Neurossensorial
• Hereditário - genético
• Rubéola
• Varíola
• Toxoplasmose
• Medicamentos ototóxicos durante a gravidez.
• Incompatibilidade de sangue entre mãe e bebê (fator RH)
• Meningite
• Sarampo
• Caxumba
Como reconhecer
É de suma importância que a deficiência auditiva seja reconhecida o mais precocemente possível.
Assim sendo os pais ou responsáveis devem observar as reações auditivas da criança.
Os especialistas da área são enfáticos quanto à necessidade de tratamento o mais cedo possível.
Nos primeiros meses o bebê reage a sons como o de vozes ou de batidas de portas, piscando, assustando-se ou cessando seus movimentos.
Por volta do quarto ou quinto mês a criança já procura a fonte sonora, girando a cabeça ou virando seu corpo.
Se o bebê não reage a sons de fala, os pais devem ficar atentos e procurar aconselhamento com o pediatra, pois desde cedo o bebê distingue, pela voz, as pessoas que convivem com ele diariamente.
Deve-se também estar atento à criança que:
• Assiste à televisão muito próxima com o volume seja aumentado;
• Só responde quando a pessoa fala de frente para ela; não reage a sons que não pode ver;
• Pede que repitam várias vezes o que lhe foi dito, perguntando "o quê?", "como?" Ã
• Apresentam problemas de concentração na escola.
• Crianças com problemas comportamentais podem estar com ligeira perda na capacidade de percepção auditiva e dificuldades auditivas.
Silvia Garcia, Fonoaudióloga
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