Para pensar!


Mostrando postagens com marcador Deglutição. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Deglutição. Mostrar todas as postagens

sábado, 14 de dezembro de 2013

Você sabe o que é uma Má Oclusão?


É a maneira inadequada com que os dentes se fecham em repouso ou para deglutir.


                                                                                                                                                                           

A.   Etiologias da Má Oclusão que interferem na fonação e deglutição adequadas.

1-    Hereditariedade:
·                    Ausência de músculos,
·                     Fendas labiais e/ou palatais e
·                    Dentes extranumerários.

2-    Causas embrionárias desconhecidas:
·                    Anondontias,
·                    Micrognatia (maxilar pequeno) e
·                    Macroglossia (língua grande).

3-    Traumas:

·                    Pré natal: pressão ultra uterina na região perioral,; no parto fórceps mal colocado na região mandibular; posição incorreta do feto, joelho ou braço, pressionando a região bucal.
·                    Pós natal: Fratura de maxilar ou de dentes em idade precoce.


4-    Agentes Físicos:
·           Extração de decíduos precocemente;
·                    Quebra dos reflexos sucção-deglutição.

5-    Doenças:
Gerais:
·                    Doenças endócrinas que alteram o desenvolvimento ósseo e muscular.
·                    Imaturidade neurológica
·                    Inervação periférica interferindo na tonicidade.

Locais:

·               Adenóides hipertrofiadas, provocando respiração bucal e hipotonia dos músculos da face.
·               Cáries grandes levando a perda dentária, causando perda de espaço.
·               Gengivites que causam amolecimentos dos dentes.
·               Tumores:aumento do volume na cavidade oral, causando desequilíbrio muscular, devido a pressão nos dentes.


6-   Maus Hábitos
·       Língua: morder, colocá-la entre os dentes, forçando os dentes inferiores  ou pressionando o soalho da boca causando uma deglutição atípica .
·       Lábios: Morder o superior ou inferior ou os dois, interfere na tonicidade
·       Bochechas: morder,entortar

7-    Utilizando partes do corpo e/ou objetos
·               Chupar dedo
·               Roer unha
·               Apoiar as mãos embaixo do queixo
·               Furo e Bico da mamadeira inadequados
·               Morder lápis ou roupas
·               Chupar chupeta ou objetos, colocando a língua entre os dentes e objetos.


Caso você esteja em  tratamento ortodôntico ou ortopédico procure um fonoaudiólogo, pois uma reeducação mio funcional pode agilizar a recuperação.


Fonoaudióloga

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Você sabe a importância deglutição ?


A deglutição Normal

É uma função biológica, complexa e coordenada, em que o alimento passa da cavidade oral para a faringe e o esôfago.  



Existe uma conexão  neurológica e sincronismo de ações musculares acompanhada por contração e relaxamento simultâneos dos músculos orofaríngeos, faríngeos e do palato mole.


·         Língua:

É um órgão sensorial ,essencial para a mastigação, fonação e deglutição ; pois realiza diversos movimentos, fazem o alimento mudar de forma e direção.    Ela é responsável por movimentar o alimento, misturando-o à saliva e impulsionando o alimento durante  a deglutição.

·         Lábios:

São em número de dois, superior e inferior, fazendo o fechamento anterior da cavidade oral.Responsável pela apreensão do alimento, no início da mastigação.

·         Faringe:

Parte do trato digestivo que permite a respiração pela boca, mesmo que as fossas nasais estejam obstruídas. A musculatura faríngea é responsável pela segunda fase da deglutição.

·         Esôfago:

Tubo longo e reto que vai da faringe ao estomago, localizado na parte anterior da coluna vertebral e posteriormente à traquéia. É responsável pela terceira fase da deglutição.

·         Músculos supra - hióides:

Tem duplo mecanismo de ação, contribuem para o abaixamento da mandíbula, elevam o osso hióide e a laringe pela ação dos músculos mastigadores e elevam e contraem a língua e eleva o assoalho da boca.

·         Palato mole:

Impede a passagem de alimento para cavidade nasal com seu deslocamento para atrás.Termina numa projeção chamada Úvula.

·         Epiglote:

Age impedindo a entrada de alimentos na traquéia, bloqueando com sua parte cartilaginosa.         
      Peristaltismo:
São contrações e distensões do tecido, responsáveis  pelo deslocamento do alimento no
esôfago.Movimento muscular involuntário sob o comando do Sistema Nervoso Autônomo.


1.    Separação dos maxilares com a língua colocada entre as gengivas
2.    Estabilização da mandíbula pela contração dos músculos e interposição lingual
3.    A deglutição é controlada por um intercâmbio sensorial entre língua e lábios.


1.        Os Dentes permanecem juntos
2.        A mandíbula está estabilizada pela contração dos músculos elevadores
3.        Ponta da língua para cima atrás dos incisivos superiores
4.        Contração mínima nos lábios, relaxamento do mentalis.


A maturação neuromuscular, a troca de postura  da cabeça são fatores  que afetam a transição da deglutição infantil para a deglutição madura, pois faz diferença na cavidade bucal e o tamanho da língua. Aos 18 meses a criança já possui características de deglutição madura.

Com a troca de alimentos semi sólidos por sólidos e o aparecimento dos dentes, ocorre a troca da deglutição visceral para madura.

A intenção deste trabalho é chamar a atenção para deglutição normal, para falarmos depois sobre a deglutição atípica.

Não é minha intenção usar termos técnicos e elaborados, quero chamar atenção para os aspectos da deglutição em si, os quais são importantes para  observar as crianças e buscar ajuda especializada quando necessário.

Vocês poderão encontrar como avaliar a deglutição nos próximos posts.

Cursos Online na Área de Fonoaudiologia

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como a doença de Parkinson, influencia na Deglutição e Comunicação

Parkinson

Na doença de Parkinson, as alterações fonoaudiológicas começam a se manifestar em alguns anos após o início da doença e são encontradas na:

Voz: Rouca ou rouca-soprosa, monótona, tendendo às freqüências graves, e com intensidade (volume) reduzida.

Fala, Articulação: Alterações na fluência (“gagueira”) e articulação imprecisa dos sons.

Deglutição: Dificuldade na mastigação dos alimentos, engasgos, tosses ou pigarros, perda de saliva, seu acúmulo ou espessamento.

Representadas pela rigidez e bradicinesia e movimentos involuntários.


Assim sendo, ao identificar algumas destas alterações em sua comunicação ou deglutição, procure um fonoaudiólogo, pois quanto antes for tratado, melhor e mais duradouros serão os resultados obtidos.

O paciente parkinsoniano apresenta intensidade de voz reduzida, dificuldade em articular os sons da fala, voz trêmula e rouquidão. Além das alterações vocais o paciente pode apresentar dificuldadespara engolir, tosses ou engasgos antes, durante e após a deglutição.

O fonoaudiólogo, trabalha junto ao paciente através de orientações e exercícios, para aumentar o volume da voz, articulando melhor os sons da fala e sendo melhor compreendido pela família e pelos amigos. Nos aspectos de deglutição o fonoaudiólogo trabalha com exercícios específicos e mudanças de postura para facilitar e adequar a deglutição.

O fonoaudiólogo também atua junto aos cuidadores, dando orientações sobre o que acontece com a voz do parkinsoniano, o que e para que é feito na terapia mostrando o que pode ser feito em casa.

Fique atento!!!

A Doença de Parkinson se manifesta na dificuldade de comunicação devido a diversos fatores como:

- Rigidez muscular (inclusive músculos da face e laringe),
- Intensidade da voz reduzida, monótona,
- Alterações na velocidade de fala, dificuldade de articular e pronunciar palavras, vindo a atrapalhar a comunicação.

As pessoas não compreendem a fala do indivíduo com Doença de Parkinson e pedem para repetir o que foi dito, reclamam que a voz está muito "baixa" e que não conseguem compreendê-lo. 
Como melhorar a comunicação:
  • Procure falar alto
  • Procure articular melhor as palavras
  • Velocidade de fala
  • Postura adequada
  • Beba muita água
  • Evite pigarrear

Quer saber mais? Entre em contato.

Aguardamos sua próxima visita!


Silvia Garcia, Fonoaudióloga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works