Para pensar!


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Qual o Papel do Fonoaudiólogo diante das Disfunções Temporomandibulares?

 Disfunções Temporomandibular (D. T. M)

Para se falar em Disfunção Temporomandibular(D.T.M) é preciso saber o que é uma Articulação Temporomandibular(A.T.M).


A.T.M  é formada por várias estruturas internas e externas, é um sistema capaz de realizar movimentos complexos; onde a mastigação, deglutição e fonação dependem da função, saúde e estabilidade  da A.T.M. 





Articulação Temporomandibular


A Oclusão dental e o Equilíbrio Neuromuscular  devem se dar  harmonicamente para que  a A.T.M  funcione de forma adequada. 


Caso contrário provoca uma disfunção temporomandibular; que tem uma  etiologia multifuncional, isto é não apresenta uma única causa, onde vários aspectos interferem que são:

  • Alterações na oclusão; perdas e / ou desgastes dentários, má  adaptação de próteses, cáries, restaurações inadequadas.
  • Lesões traumáticas ou degenerativas da A.T.M .
  • Problemas esqueléticos ( formação  óssea ) .
  • Fatores psicológicos; provocam tensão e aumentam a atividade muscular, gerando espasmos e fadigas .
  • Hábitos para funcionais; roer unhas, a apoiar a mão na mandíbula, posturas inadequadas da mandíbula , fumar, morder objetos , sucção de dedo ou chupeta e bruxismo .

 Disfunção temporomandibular (D.T.M) inclue problemas relacionados à A.T.M, como também Distúrbios Funcionais do Sistema  Mastigatório .


Para se tratar uma D.T.M, devemos saber quais os fatores causadores estão envolvidos, pois exige um profundo conhecimento sobre esta desordem, como conhecimento de neurofisiologia, métodos de diagnósticos, comportamento e do paciente com sinais e sintomas articulatórios  e métodos mais eficientes.

A maioria das vezes um trabalho multidisciplinar se faz necessário;  o Fonoaudiólogo, não deve trabalhar isoladamente com problemas intra- auriculares e, a orientação para o paciente é que busque um profissional na área de odontologia, especializado em tratamentos das disfunções temporomandibulares .

Para compreender o quadro clínico de disfunção temporomandibular é necessário: Anamnese, Avaliação Miofuncional para conhecer  sua anatomia e fisiologia.
O fonoaudiolólogo precisa conhecer o tratamento realizado pelo odontólogo, que seu paciente está sendo submetido.

Os profissionais que trabalham em conjunto com portadores de D.T.M poderão ter  um melhor diagnóstico e prognóstico de cada caso e podem decidir qual melhor método de intervenção.

O trabalho fonoaudiológico, voltado para a propriocepção e as orientações podem e devem ser realizados, sendo coadjunvante pois, não é suficiente para restabelecer a Integridade das A.T.M. 

É baseado em conscientizar o paciente quanto ao seu problema, e eliminar Hábitos Parafuncionais,  como também fazer exercícios que promovam relaxamento muscular e que visam melhorar a movimentação mandibular, equilibrando a musculatura.

O Fonoaudiólogo está cada vez mais aceito por profissionais de áreas afins, com trabalho voltado para disfunções musculares e a necessidade de terapia assistida e constante. 

Esse trabalho consiste em diminuir a sintomatologia dolorosa e promoção de qualidade de vida do indivíduo tratado.




Fonoaudióloga










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works