Comunicar-se Bem |
Crianças com a idade de 12 a 18 meses devem ser vistas por profissionais quando seus pais suspeitam de atraso nas habilidades de comunicação. Os pais devem também procurar ajuda se seu filho de qualquer idade não responde a sons. Uma avaliação precoce é importante, para evitar futuros problemas de linguagem.
A fala se refere basicamente à forma de articular sons nas palavras. A linguagem significa expressar e receber informações de modo significativo. É compreender e ser compreendido através da comunicação.
Uma criança com problemas de linguagem pode estar apto a pronunciar bem as palavras, mas, ser incapaz de colocar mais de duas palavras juntas. Inversamente, a fala de uma outra criança pode ser difícil de ser compreendida, mas ela usa palavras e frases para expressar suas ideias.
Uma criança com problemas de linguagem pode estar apto a pronunciar bem as palavras, mas, ser incapaz de colocar mais de duas palavras juntas. Inversamente, a fala de uma outra criança pode ser difícil de ser compreendida, mas ela usa palavras e frases para expressar suas ideias.
Problemas com fala e linguagem diferem, mas frequentemente coincidem.
· Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa
· Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro)
· Ri e murmura para pessoas conhecidas
· Reage às vozes altas, ou não amigáveis
· Volta-se e olha na direção dos novos sons
· Balbucia pedindo atenção
· Faz vocalizações generalizadas
· Observa sua mão
· Reage ao seu nome
· Com oito meses, a criança...
· Acaricia sua própria imagem refletida no espelho
· Produz quatro ou mais sons diferentes
· Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka
· Transfere objetos de uma mão para outra
· Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos
· Tenta imitar sons
· Com dez meses, a criança...
· Pode já dizer “mama” e “papa”
· Grita para chamar atenção
· Vocaliza enquanto manipula objetos
· Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira)
· Brinca de “esconde-esconde”
· Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente
· Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho.
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de zero a 12 meses
· Reagindo aos sons que ela faz
· Falando com ela enquanto você estiver cuidando dela
· Lendo livros coloridos todos os dias
· Mantendo sua linguagem simples e concreta
· Recitando versinhos
· Mostrando interesse em todos os sons diferentes que ela ouve ( o gelo num copo, a campainha tocando, a chuva caindo)
· Ensinando os nomes das coisas do dia a dia e das pessoas familiares
· Levando a criança em diferentes lugares
· Brincando de jogos simples como “esconde-esconde”
· Tocando música para ela
Fala e Linguagem da criança de 12 a 18 meses
· Reconhece seu nome.
· Entende “não”.
· Compreende ordens simples.
· Imita palavras familiares.
· Acena com a mão (adeus)
· Fala 2 ou 3 palavras além de “mamãe” e “papai”
· Emite “sons” de coisas e animais familiares.
· Dá um brinquedo quando lhe pedem.
· Dá muitas gargalhadas.
· Ouve bem e discrimina vários sons.
· Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato - miau
· Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais.
· Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades ( mais, quer, acabou, dá)
· Identifica 4 objetos familiares sob nomeação
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 12 a 18 meses:
· Lendo livros bem ilustrados e coloridos
· Incentivando-a brincar de jogos de imitação.
· Usando frases curtas
· Reforçando as palavras novas ditas por ela
· Fazendo atividades próprias para sua idade
· Conversando sobre o que vocês estão fazendo quando estiverem juntos
Fala e Linguagem da criança dos 18 aos 24 meses
· Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes
· Escuta bem e discrimina vários sons
· Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos
· Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais"
· Imita palavras e sons com maior precisão
· Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos
· Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado
· Obedece ordens simples
· Imita trabalhos domésticos: esfregar um pano, colocar a mesa
· Nomeia 4 objetos rotineiros
· Pode cantarolar
· Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação
· Realiza até 2 ordens simples
· Usa o próprio nome
· Responde sim e não
· Começa a fazer frases simples
Como você pode estimular a linguagem da criança de 18 a 24 meses:
· Contando histórias de livros
· Falando de modo, simples e claro
· Proporcionando experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem: passeios, ida ao "shopping", ao play ou jardim de sua casa, pic nic, tarefas domésticas em conjunto
· Conversando sobre os lugares novos antes de ir, enquanto vocês estiverem lá, e quando chegarem em casa
· Olhando-a nos olhos quando estiver falando com ela
· Imitando e identificando sons , tais como cachorro latindo, pássaros cantando, sirenes, portas rangendo, barulho de água
· Descrevendo o que a criança está fazendo, sentindo e ouvindo
· Fazendo com que estas experiências de falar e escutar sejam agradáveis, importantes e divertidas para a criança
· Elogiando a comunicação da criança
Fala e linguagem da criança de 2 anos
· Usa o próprio nome
· Relaciona o que fala com situações concretas
· Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa
· Fala sozinho enquanto brinca
· Combina 2 palavras para exprimir posse
· Mostra com os dedos a idade
· Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso
· Reconhece: “grande", "pequeno”, “em cima de”, “embaixo de”, e “dentro”, sob nomeação
· Aponta gravura de objeto comum
· Compreende o “onde” respondendo adequadamente
· Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras
· Combina “é” em frases de 2 elementos
· Usa artigo na fala
· Aplica regra regular de gênero
· Possui vocabulário de 50 a 100 palavras
· Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor
Como você pode estimular a linguagem da criança de 2 anos:
· Deixando-a ouvir CD ou fitas infantis
· Elogiando sua comunicação
· Descrevendo as atividades que estão fazendo, acrescentando novas palavras
· Utilizando palavras novas em várias situações (ampliação de vocabulário)
· Proporcionando novas experiências: teatrinho, cinema, circo... e comentando sobre elas
· Lendo historinha.
Fala e linguagem da criança de 3 anos:
· Aponta 3 cores primárias quando nomeadas
· Começa a compreender frases relativas à direções, como: “coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: “ao lado”
· Executa uma série de 3 ordens relacionadas
· Conhece seu sobrenome e o seu sexo
· Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma ideia ou objeto
· Usa orações empregando 4 a 5 palavras
· Tem um vocabulário de quase 1000 palavras
· Repete sons, palavras, frases e orações
· Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras
· Pode desenhar um círculo e uma linha vertical
· Pode cantar músicas
· É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos
· Com frequência faz perguntas sobre um assunto: “Quê?”
· Usa formas possessivas, como: “meu”, “minha”, “teu”, “seu”, “de” junto ao nome (ex.: de minha mamãe)
· Usa formas verbais simples e complexas, tais como: “estou jogando”, “vou jogar”.
· Usa termos de negação tais como: “nada”, “nunca”, “ninguém”, “nem”
· Começa a usar orações compostas, unidas por: “e”, “que”, “onde”, “como”
· Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado)
· Combina substantivo mais adjetivo
· Usa: “eu”, “mim”, ao invés do próprio nome
· Memoriza pequenos versos e músicas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 3 anos:
· Introduzindo palavras novas no seu vocabulário, enquanto brinca com ela
· Ensinando-lhe relações entre palavras, objetos e ideias
· Ensinando à criança contar histórias, utilizando livros e desenhos
· Permitindo que jogue com outras crianças
· Lendo para ela histórias
· Prestando muita atenção quando ela fala, lembrando que se ela repetir palavras e sons é normal
· Fazendo jogos com rimas
Fala e Linguagem da criança de 4 anos
· Nomeia: pequeno, grande, em baixo, em cima, dentro, fora, pesado, leve, igual, diferente,
· Descreve eventos e personagens de histórias conhecidas e relata 2 fatos em ordem de ocorrência
· Segue instruções ainda que não esteja em frente ao objeto
· Pode falar algo imaginário como “suponho que”, “ eu desejo”
· Faz perguntas usando: “Quem?”, “Por que?”, “Como?” e “Quando?”
· Utiliza orações complexas
· Utiliza tempo passado e plural
· Copia uma linha e um círculo
· Tem um vocabulário de quase 1500 palavras
· Mantém-se numa atividade por 11 ou 12 minutos.
· Repete 3 dígitos e sentenças de 5 a 6 palavras
· Executa uma série de 2 ordens simples não relacionadas
· Nomeia seus próprios desenhos
· Segue regras de convívio social
· Reconhece partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, cabelo, bumbum, nariz, orelha e boca
· Mantém atenção quando uma historinha é lida para ela
· Diz seu nome completo
· Responde perguntas de ordem temporal, referente a fatos concretos (dia – noite)
· Identifica objetos pelo uso
· Tem fala inteligível
· Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 4 anos:
· Ajudando-a a classificar objetos e coisas, explicando qual a razão de pertencerem a uma determinada categoria
· Conversando com ela sobre coisas que ela possa realizar
· Ensinando-a usar o telefone corretamente
· Permitindo que ajude a planejar atividades tais como Natal, aniversário...
· Dando à criança mais responsabilidade na vida diária
· Lendo histórias cada vez maiores
· Permitindo que crie e conte histórias
· Mostrando constantemente seu interesse no desenvolvimento de sua linguagem e pensamento
Fala e Linguagem da criança de 5 anos:
· Define os objetos pelo seu uso e pode dizer de que são feitos os objetos
· Conhece relações espaciais como "acima", "abaixo", "atrás", "perto" e "longe"
· Sabe seu endereço
· Constrói orações utilizando de 5 a 6 palavras
· Identifica dinheiro
· Possui um vocabulário de aproximadamente 2000 palavras
· Usa corretamente os sons da língua
· Conhece antônimos de palavras conhecidas
· Entende o significado das palavras igual e "diferente"
· Usa o condicional
· Conta dez objetos
· Acompanha a seqüência de uma estória
· Utiliza o tempo presente, passado e futuro dos verbos
· É capaz de permanecer em uma atividade durante mais de 15 minutos
· Pede informações
· Pede ajuda quando encontra dificuldade
· Usa todo tipo de orações, algumas das quais podem ser complexas, por exemplo: "antes de entrar em casa eu preciso tirar meus sapatos molhados"
· Usa corretamente os pronomes
· É capaz de fazer rimas
· Repete 4 dígitos
· Responde a pergunta "por quê" , dando uma explicação
· Nomeia cores além das primárias
· Reconhece uma gravura que não pertence a uma classe específica, por exemplo: o que não pertence a classe dos animais
· É capaz de apontar absurdos em uma figura
· Executa uma série de 3 ordens não relacionadas
· Articula corretamente todos os fonemas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 5 anos:
· Incentivando-a a usar sua linguagem para expressar seus sentimentos, ideias, sonhos, desejos, e medos
· Permitindo que ela crie desenhos novos livremente com lápis, lápis cera, pilot e papel
· Proporcionando oportunidades de aprender canções, rimas ou versos de memória
· Lendo contos, histórias compridas
· Falando com a criança sobre temas variados sem utilizar termos e expressões infantis
· Escutando e prestando atenção quando ela fala, levando em conta que a criança entende mais do que é capaz de verbalizar.
Fala e Linguagem da criança de 6 anos
· Usa a gramática adequadamente
· Compreende o significado das frases
· Nomeia os dias da semana em ordem e conta até 30
· Conta uma história de 4 a 5 fatos e começa a ter noção de causa/efeito
· Sabe o dia e mês de seu aniversário, seu sobrenome, endereço e telefone
· Distingue direita e esquerda
· Conhece a maioria das palavras opostas e o significado de: “através”, “até”, “em direção a”, “longe”, “desde”.
· Sabe o significado e usa corretamente as palavras: “hoje”, “ontem” e “amanhã”.
· Formula perguntas utilizando: “Como?”, “Que?”, “Por que?”.
· Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares
· Relata experiências diárias
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 6 anos:
· Reservando um tempo de seu dia para conversar com ela
· Lendo histórias para ela e pedindo que ela reconte
· Ajudando-a a escrever seu próprio livro de histórias com desenhos e ilustrações
· Pedindo que represente diferentes personagens de histórias
· Propondo jogos que envolvam raciocínio
· Dando tarefas em que seja necessário seguir algumas instruções
· Deixando-a cozinhar, utilizando livros de receitas infantis, com passos e instruções simples.
· Assistindo com ela programas de televisão e vídeos, pedindo que conte sobre o que viu e o que mais gostou.
· Permitindo que participe de discussões familiares em que possa dar sua opinião
· Ajudando-a a conhecer e utilizar novas palavras e conceitos.
Estas informações podem ajudar a Professora da Educação detectar possíveis problemas nas crianças.
Quer saber mais? Acesse: Curso sobre Educação Infantil.
Quer saber mais? Acesse: Curso sobre Educação Infantil.
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!
Abraços, Silvia Garcia