Para pensar!


sábado, 28 de julho de 2012

O que você sabe sobre Linguagem Oral?

Transtornos da Fala e Audição
Entenda por Linguagem Oral, a Fala. Seu estudo envolve conhecimentos dos processos neurológicos, no que se referem a adaptação dos órgãos sensoriais, cordas vocais e musculatura que interferem na formação da Fala.
Todas as partes da Linguagem estão intimamente ligadas, vinculadas entre si e com todas as funções mentais. Falaremos dos aspectos motores da fala, as alterações e as possíveis causas de transtornos aparentes.
Analisando os mecanismos  de produção da fala, que são a Respiração, Fonação , Ressonância e Articulação, podemos entender o Ato motor da Fala.

Os Transtornos da Linguagem Oral são resultantes de um funcionamento anormal de um, ou de vários ou de um conjunto destes  mecanismos mencionados.
  • Transtornos da Respiração: São pouco frequentes na forma isolada, ligados as afecções de algum dos órgãos do Sistema  respiratório, das fossas nasais, laringe, faringe, traqueia, brônquios e pulmões.
  • Transtornos Fonatórios: Geralmente é causada por um distúrbio funcional, cuja a origem está em condições psico somáticas, imitação e uso excessivos e  inadequados,  e as condições orgânicas de qualquer uma das partes do aparelho fonador.
  • Transtornos de Ressonância e Transtornos de Articulação: estão intimamente ligados a problemas neurológicos e / ou musculares, interferindo no resultado da fala; Rinolalias e Dislalias.
Hoje quero falar das Dislalias.

Dislalias são dificuldades na fala devido os transtornos da articulação dos fonemas, por alterações orgânicas ou funcionais dos órgãos periféricos da fala e de origem não neurológica central, cujas causas podem ser únicas ou associadas, sendo que as de origem orgânica chama se Disglossias.

Características:
  • Omissão: anea = caneca,
  • Acréscimo/Agregação: sorverte = sorvete,
  • Substituição/Trocas: tantona = sanfona,
  • Dificuldades Rítmicas,
  • Fala sem Brilho e sem clareza,
  • Pobreza no vocabulário entre outras.

 Quando surgir qualquer destes sintomas deve ser procurado um especialista, o Fonoaudiólogo.




Silvia Garcia, Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works