Para pensar!


domingo, 29 de julho de 2012

Como podem surgir as Dislalias?

É importante saber como podem se dar as Dislalias, portanto falaremos individualmente um pouco de cada uma das causas.

As más formações congênitas do aparelho fonador podem ser encontradas nos lábios, mandíbulas, dentes, língua e palato.
  • Lábio Leporino:apresenta muitas variações, desde uma depressão labial a uma fenda total.Pode apresentar uma fenda submucosa, a parte óssea não se une e a mucosa recobre, apresentando golpe de glote, ronco faríngeo, sopro nasal, rinolalia, falta de pressão oral;geralmente vem acompanhado de outros transtornos.
  • Paralisias faciais periféricas: Podem ser uni ou bilaterais, aparecem com certa frequência, devido a algum trauma obstétrico.Pode  também ser devido a  otites média de repetição e infecções das mastóides.


  • Atresia ou Retrognatismo é a detenção do desenvolvimento do maxilar inferior por causas congênitas.
  • É Hereditário



  • Uma correta articulação requer uma audição normal, segundo o tipo e o tempo de aparição da disacusia; a repercussão sobre a fala será mais ou menos importante.
  • As causas são muitas, mas deve se dar importância das vegetações adenóides
  • Intervem na emissão dos sons
Traumatismos e sequelas
  • Tanto nas partes ósseas ou muscular como feridas, perfurações, cicatrizes, estenoses, etc
Transtornos funcionais
  • Ligada a dislalia funcional, que vai desaparecendo antes da idade escolar.               É considerada patológica quando persiste os quatro anos de idade.
Condições físicas desfavoráveis

  • Interferem no desenvolvimento da fala, devido as enfermidades constantes, ou de longa duração, fazendo com que as crianças se tornem apáticas e incapacitando as de adquirir padrões normais da linguagem.Deficiência ou retardo mental.
Desajustes emocionais, Educação familiar desacertada, Imitação, Vícios de articulação, Bilinguismo, Falta de interesse pelo desenvolvimento da criança e Hábitos viciosos, são de grande importância na aquisição da linguagem interferindo no comportamento infantil dando efeito negativo, tornando frequente na mesma família, rotacismo, sigmatismo e etc.

Cursos Online na Área de FonoaudiologiaQualquer que seja a causa deve ser olhado com atenção por um especialista, o fonoaudiólogo, que poderá sugerir outras avaliações.




Silvia Garcia, Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works