Para pensar!


segunda-feira, 4 de abril de 2011

EFT: Viva a sua vida sem esforço.

 O universo funciona assim, sem esforço. As galáxias, os planetas, as plantas, tudo no universo funciona de forma harmoniosa e sem esforço. Pois assim deveria ser a nossa vida. Não precisa ter força de vontade. A princípio, a grande maioria ou todo mundo irá discordar desta afirmação. Colocando a afirmação de outra forma, quero dizer que, quando você faz apenas o que tem vontade, não precisa ter força de vontade. Está meio confuso, mais vou explicar melhor.
A vontade é dirigida principalmente pelas nossas emoções e muito pouco pela lógica ou por nossa força. A maioria das pessoas que tenta utilizar a força de vontade para mudar comportamentos, para parar de fumar, emagrecer, ser mais produtivo e etc, geralmente desiste depois de um certo tempo, ou consegue e depois tem recaídas. Se há uma parte delas que quer mudar, certamente há outra parte que deseja ficar onde está, e que tem uma força geralmente maior, caso contrário, a mudança seria fácil. 
O que precisamos fazer, é mudar esta parte contraditória, fazer com que ela tenha a mesma vontade que a lógica nos diz ser a melhor pra nós. E isto se consegue através da mudança de sentimentos e emoções negativas que estão gerando estas vontades negativas.
Falando de outra maneira, podemos dizer que o que acontece é que temos um conflito interno muito grande. A nossa parte racional tenta nos colocar no caminho que seria melhor pra nós, mas a nossa parte emocional é quem tem uma força muito maior. Quando o emocional está de acordo com a razão, não há conflito e tudo fica muito fácil de se realizar. No entanto, quando a razão diz uma coisa e o emocional outra, aí tudo fica difícil e a pessoa tem muita dificuldade de realizar o que se quer.
É muito comum vermos pessoas dizendo que “fulano não consegue fazer tal coisa pois não tem força de vontade”. Interpreto isto de forma diferente. O que acontece, no meu entendimento, é que uma grande parte do emocional desta pessoa quer outra coisa diferente, e é por isso que a pessoa não consegue atingir seus objetivos. Uma parte emocional menor deseja atingir os objetivos, mas, é vencida pela parte maior. Métodos que exigem força vontade podem até funcionar, porém, provocam um grande desgaste e antes de se obter o resultado final a maioria já desistiu.
O ideal é que a pessoa se torne naturalmente dotada de uma vontade voltada para coisas positivas. O ideal é que ela pare de fumar sem esforço, se alimente de forma adequada sem esforço, realize seu trabalho com alegria, pratique exercícios de forma natural, que passe a agir de maneira gentil e simpática verdadeiramente... Ou seja, que ela realize todas as atividades de sua vida da melhor maneira possível, e que isto ocorra simplesmente de forma automática. Quando estamos emocionalmente bem equilibrados, isto ocorre. Fazemos melhores escolhas, nos alimentamos bem, ficamos com vontade de praticar exercícios, de trabalhar, de ter lazer, convívio social e etc.
*EFT – Emotional Freedom Techniques, é uma ferramenta extremamente poderosa para se atingir o equilíbrio emocional, de forma que se consegue alinhar as emoções com a razão, tornando o dia a dia fácil. A medida que vamos tratando nossas questões emocionais, o que conseguimos fazer muito rápido com a EFT, nosso comportamento vai mudando, pouco a pouco, naturalmente. A pessoa começa a perceber que ficou fácil fazer coisas que antes eram muito difíceis, e que realmente exigiam muita força de vontade.
Quando alguém procura a EFT para parar de fumar, por exemplo, a pessoa pergunta se deve evitar o cigarro, jogar a carteira fora. Eu digo que não, e isto muitas vezes causa espanto. Eu explico que vamos trabalhar questões emocionais que estão ligadas ao vício, e que a vontade irá desaparecer naturalmente. Enquanto isto não acontece, pode continuar fumando que não irá atrapalhar o tratamento. Como conseqüência do tratamento, a vontade de fumar se reduz naturalmente, até que a pessoa mesmo nem lembra mais do cigarro. Isto ocorre também para qualquer tipo de mudança que se queira realizar. Quando estiver sentindo que está muito difícil realizar algo que tenha vontade racionalmente, que fica sem ânimo, procrastinando, que o esforço é muito grande para se manter focado, é hora de avaliar como estão seus sentimentos e crenças negativas. É preciso trabalhá-los com a EFT. 
No entanto, sempre considero que não devemos nos deixar chegar neste estado. Para cuidarmos da parte emocional diariamente, bastam algumas rodadas de EFT. Isto irá lhe manter bem sempre, e melhorando cada vez mais. Deve ser um hábito como tomar banho, escovar os dentes e etc. Um hábito que trará um retorno muito grande com o poder de transforma a vida das pessoas.
No entanto, existe um momento em que realmente teremos que usar a nossa força de vontade. Se você tem dificuldades até para se aplicar a EFT ou para procurar um terapeuta, terá que vencer esta resistência com a sua força de vontade. 
Você pode procurar também métodos que considere mais fáceis, que talvez pra você a resistência em praticá-los seja menor. Felizmente hoje existem muitos métodos energéticos que podem proporcionar mudanças rápidas, talvez não tão rápidas quanto as que a EFT provoca em alguns casos, mas, o mais importante é facilitar o seu processo.

Textos de André LimaWebsite: www.eftbr.com.br

Por estar fazendo efeito em mim, quero partilhar com todos que possam estar em busca de UMA VIDA MELHOR.





Silvia Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works