Para pensar!


Mostrando postagens com marcador Amor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Amor. Mostrar todas as postagens

domingo, 10 de novembro de 2013

Saber Dizer Não É Sinal de Amor


A prisão de não saber dizer Não

A dificuldade em dizer não é um padrão emocional muito comum, facilmente detectável em boa parte das pessoas. A maioria de nós, em maior ou menor grau, sente essa dificuldade. Vamos analisar um pouco como esse padrão se manifesta, o que pode estar por trás dele, bem como sugestões de como seria possível melhorar.
Em alguns casos é muito fácil detectar o padrão de não conseguir impor limites. Conseguimos percebe-lo em nós mesmos muitas vezes quando alguém nos pede algo (ou as vezes nos impõe), e, para não causar brigas, constrangimentos ou para evitar sermos rejeitados, fazemos algo que vai contra o nosso desejo interior.

Outras vezes a dificuldade de dizer não aparece disfarçadamente. Vou citar um exemplo. Algumas explosões de raiva são na verdade, uma manifestação das consequências desse padrão. Conheço uma pessoa que costuma aceitar tudo, vai engolindo,  aceitando, permitindo. O outro pede e ela faz e não reclama (pelo menos não reclama para a pessoa diretamente, comenta apenas com os outros). Todos a vêem como uma ótima pessoa, muito solícita. No entanto vai se acumulando uma insatisfação interior até que um belo dia surge uma grande reação de raiva. Nesse dia, ela consegue dizer não para a pessoa e aproveita a oportunidade para falar tudo que ficou engasgado de tudo que ela fez contra a sua vontade. O resultado disso é a perda das amizades, dificuldades nos relacionamentos de trabalho e em todas as áreas.
As pessoas que tem esse padrão costumam comentar coisas do tipo “fulano é muito cara de pau, teve a capacidade de pedir isso e aquilo, e não é a primeira vez”; “eu jamais teria coragem de pedir tal coisa pra alguém”. E no final perguntamos: e você atendeu ao pedido? E a reposta é sempre “ah sim, acabei fazendo, mas foi contra a minha vontade”. E o discurso segue  relatando o quanto esse pedido inapropriado lhe trouxe prejuízo material e quanto  tempo foi perdido.
É como se a pessoa dissesse interiormente “vou fazer o que estão me pedindo, mas de forma muito contrariada, vou reclamar bastante e ficar com muita raiva,  comentarei com todo mundo o quanto essa pessoa é cara de pau, quem sabe ela toma consciência e para de me pedir essas coisas, não é possível que isso continue, ela deveria saber o limite, deveria ter bom senso assim como eu tenho”. Obviamente, o comportamento do outro não vai muda por isso e a história irá se repetir.
Esse tipo de discurso  coloca a pessoa no lugar vítima: “os outros não me respeitam, a culpa não é minha, o mundo é que deveria mudar”. Um ganho secundário desse comportamento é o de ser visto como uma pessoa boa pelos outros: a explorada, a coitada, a vítima das maldades do mundo. Muita gente usa do vitimismo para obter aceitação e reconhecimento. No entanto isso funciona muito pouco, ou funciona apenas no começo. A tendência é que as pessoas comecem a perceber esse padrão e se afastem com o tempo, deixando a vítima cada vez mais isolada, o que a fará sentir ainda mais como uma vítima. Ela então precisará encontrar novos círculos para realizar o mesmo processo.
Muitas pessoas que agem dessa forma, inconscientemente começam a se isolar como forma de evitar relacionamentos e ter que fazer coisas contra a sua vontade. Viver a vida sem colocar limites acaba levando a tristeza, ansiedade e depressão.
Conforme citei no inicio do texto, a dificuldade de dizer não pode estar em vários níveis, variando de pessoa para pessoa. Tem esse tipo de caso que relatei onde a pessoa acumula raiva até explodir. Tem outros casos também de pessoas que dizem não na hora em que recebem um pedido que acham injusto, mas o fazem de forma raivosa ou agressiva. É a sua defesa para esconder a insegurança que carregam. O “não” poderia ser dito de forma firme e ao mesmo tempo educada, sem qualquer tipo de desconforto por alguém que fosse mais seguro.  Existe ainda aquele tipo que  parece que nunca  fica com raiva, nem mesmo com o acúmulo de situações. Prejudicam muito a sua própria vida.  É nessas pessoas que a  insatisfação provocada irá causar mais intensamente quadros de depressão e ansiedade.
Comecei a refletir sobre o seguinte. De vez em quando me pego  irritada quando alguém me solicita algo que não considero razoável, ou testemunho amigos comentando coisas que indicam sentimentos parecidos. Comecei então a desenvolver o seguinte pensamento: Qualquer um tem o direito de pedir o quiser, quando quiser, e eu tenho que estar preparado para isso aprendendo a negar e colocar os limites de forma firme e sem me alterar. Se eu fico com raiva ou irritado, sei que faz parte da minha insegurança e não adianta culpar a outra pessoa pois isso seria vitimismo.
Não saber colocar limites e dizer não é uma grande prisão porque ficamos dependendo do  comportamento do outro para ficar em paz. É uma insanidade ficar reclamando e dependendo do comportamentos dos outros.  E quantas pessoas vivem falando sobre o quanto o mundo é injusto e sem noção? O que causa o sofrimento não é o pedido absurdo da outra pessoa. Sofremos quando nós acatamos  contra a nossa vontade ou quando reagimos de forma irritada. Deixe o outro ser como quiser, e aprenda a dizer não quando achar que deve. Isso sim o deixará em paz.
Outra coisa comum é que a pessoa começa a prejudicar seus relacionamentos mais íntimos pois está sempre a disposição dos pedidos de outros mais distantes. Programas são desmarcados, mudanças de planos ocorrem de ultima hora... Logicamente isso causa desentendimentos familiares.
O  mais interessante é que essas pessoas  querem contar com compreensão da sua família; querem apoio para manter o seu comportamento subserviente com relação a terceiros. É como se dissessem “eu quero que você compreenda que  eu não consigo dizer não para outras pessoas, e já que temos mais intimidade e sei que você me ama, você entenderá melhor se eu cancelar ou alterar o nosso programa pra que eu possa atender a outra solicitação. 
Por favor, compreenda isso e não brigue comigo, pois eu não posso contar com essa compreensão do outro lado e você sabe que tenho medo da rejeição, de não ser aceito, de perder minha imagem de bonzinho...”. Os familiares ficam magoados, sentem como se todo mundo fosse mais importante e que a relação mais próxima não está sendo valorizada, por que é exatamente isso que está ocorrendo. Se aceitamos esse tipo de comportamento, estaremos formando uma aliança que dá suporte ao subserviente.
Por trás da dificuldade em dizer não podemos citar vários sentimentos negativos relativos a auto estima: medo da rejeição, medo de não ser aceito, necessidade em ser reconhecido e valorizado. Existe uma ilusão de que isso será benéfico e que a pessoa será bem vista.  Mas ocorre justamente o contrário. Quanto menos damos limites, mais as pessoas nos desvalorizam. 
Parafraseando Gaspareto, “o mundo lhe trata como você se trata”. É uma grande verdade. Quem vive nesse padrão dificilmente percebe isso e com o passar do tempo desenvolverá o discurso de que o mundo é um lugar cruel.  





quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Presentes que podem mudar a vida das pessoas








Um curso baseado na obra de Dione Fortune que desvendará os mistérios ocultos no relacionamento a dois: Como ocorre a sintonia entre casais. Existe alma gêmea? Por que os conflitos acontecem?








O Curso de Autoestima é uma incrível ferramenta de transformação de vida. Isso porque ter uma autoestima elevada te possibilita ser mais assertivo, mais autoconfiante e consequentemente mais feliz.











Entenda as diferenças entre homens e mulheres e viva melhor o seu relacionamento afetivo.










Palestras periódicas sob a direção de Pâmi Garcia. Você aprenderá técnicas comportamentais para transformação de sua vida afetiva. Viva com mais amor!!






Semanalmente ao vivo! Informações práticas para transformar seu relacionamento. Participe com seu(ua) companheiro(a)! Por tempo indeterminado.









Terapia do Amor

Um Programa de Aprofundamento para Criar Relacionamentos Amorosos. Neste curso você aprenderá como trabalhar seus conflitos para aumentar o amor e a intimidade com seu(ua) parceiro(a).







São todos cursos online

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eu atraio o que penso e sinto - Lei da Atração

Amar é ter um Tesouro


Como vimos anteriormente, tudo que você pensa você transforma em coisas, isto é, seus pensamentos se realizam.
Os pensamentos levam aos  sentimentos, sendo assim você pode perceber se está indo no caminho certo.

Não é possível ter consciência de todos os pensamentos, por isto os sentimentos servem para medir a qualidade dos pensamentos.
Se você quer estar a par do pensamento que está no momento, se pergunte como está se sentindo.Se estiver sentindo bem, com certeza seu pensamento é bom.Se estiver com pensamento ruim, o seu sentimento será ruim.

Pois bem, procure ficar com pensamentos bons, logo terá sentimentos bons, consequentemente  estará sintonizado e atraindo coisas boas.
Se seus pensamentos são ruins,procure mudar sua sintonia,como fazer?
Procure pensar em coisas de te deixam feliz, uma música, algum acontecimento, sentimento de dever cumprido, isso modifica seus sentimentos, logo seus pensamentos mudarão também e sua freqüência será a melhor possível.

De todos sentimentos bons que temos  o maior é o AMOR.Quanto mais Amor você sente emite maior Poder  você tem.


Não é fácil,porém é simples, tudo é questão de treino, estar ligado aos pensamentos o tempo todo e modificando-os para bons sentimentos sempre que pensar em algo ruim.
O pensamento leva ao sentimento tornando Realizável o seu desejo.




 
  

 






Te Amo,Te Amo,Te Amo
Sou Grata, Sou Grata, Sou Grata
 Transmute as energias indesejáveis em PURA LUZ... E ASSIM ESTÁ FEITO!
 Silvia Garcia, Fonoaudióloga

domingo, 15 de janeiro de 2012


Os Segredos Dos Mestres





Transforme sua vida em uma incrível experiência a partir dos Segredos Dos Mestres. Nesse curso Serão apresentados os conhecimentos mais valiosos da humanidade, para tornar sua vida repleta de felicidade, amor, saúde e prosperidade. 




Silvia Garcia, Fonoaudióloga


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works