Transtornos da Fala e Audição |
Entenda por Linguagem Oral, a Fala. Seu estudo envolve conhecimentos dos processos neurológicos, no que se referem a adaptação dos órgãos sensoriais, cordas vocais e musculatura que interferem na formação da Fala.
Todas as partes da Linguagem estão intimamente ligadas, vinculadas entre si e com todas as funções mentais. Falaremos dos aspectos motores da fala, as alterações e as possíveis causas de transtornos aparentes.
Analisando os mecanismos de produção da fala, que são a Respiração, Fonação , Ressonância e Articulação, podemos entender o Ato motor da Fala.
Os Transtornos da Linguagem Oral são resultantes de um funcionamento anormal de um, ou de vários ou de um conjunto destes mecanismos mencionados.
- Transtornos da Respiração: São pouco frequentes na forma isolada, ligados as afecções de algum dos órgãos do Sistema respiratório, das fossas nasais, laringe, faringe, traqueia, brônquios e pulmões.
- Transtornos Fonatórios: Geralmente é causada por um distúrbio funcional, cuja a origem está em condições psico somáticas, imitação e uso excessivos e inadequados, e as condições orgânicas de qualquer uma das partes do aparelho fonador.
- Transtornos de Ressonância e Transtornos de Articulação: estão intimamente ligados a problemas neurológicos e / ou musculares, interferindo no resultado da fala; Rinolalias e Dislalias.
Hoje quero falar das Dislalias.
Dislalias são dificuldades na fala devido os transtornos da articulação dos fonemas, por alterações orgânicas ou funcionais dos órgãos periféricos da fala e de origem não neurológica central, cujas causas podem ser únicas ou associadas, sendo que as de origem orgânica chama se Disglossias.
Características:
- Omissão: anea = caneca,
- Acréscimo/Agregação: sorverte = sorvete,
- Substituição/Trocas: tantona = sanfona,
- Dificuldades Rítmicas,
- Fala sem Brilho e sem clareza,
- Pobreza no vocabulário entre outras.
Silvia Garcia, Fonoaudióloga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!
Abraços, Silvia Garcia