Atividades/Serviços
A medicina antroposófica é uma complementação da medicina alopática, um tratamento mais humanizado e individualizado.
Os médicos observam o ser humano no aspecto físico, emocional e espiritual. Uma vez que um sintoma emocional, muitas vezes, precede uma doença orgânica. Por isso, é questionada a satisfação da pessoa em sua vida, em seu trabalho, em sua relação com a família, com os amigos e com os parceiros.
Cada paciente recebe um tipo de tratamento. Os remédios são feitos a partir da dinamização homeopática – um processo mais natural que elimina muitos efeitos colaterais do usuário.
São feitas, também, aplicações externas de argila para doenças como artroses e dores musculares. As pessoas, de acordo com o diagnóstico, podem ser tratadas com escalda-pés, deslizamento com óleo e compressas.
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços.
Os pacientes são encaminhados pelos médicos ou enfermeiros do SUS. As consultas, com duração de meia hora, são agendadas. A despeito dos poucos profissionais, o Centro de Referência realiza cerca de 500 consultas por mês.
Parceiros
Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Comunitária Yochanan.
Histórico da entidade
Data de início das atividades 2008
O atendimento público de medicina antroposófica já era realizado no bairro do Tijuco em 2002 na equipe Saúde da Família, envolvendo a participação da comunidade, agentes de saúde e voluntários. Havia uma horta de ervas medicinais, produção de chás, aplicação de argilas nas articulações e terapias de leito.
O trabalho deu resultados positivos e a procura começou a se expandir. Em 2008, foi criado o Centro de Referência de Medicina Antroposófica, pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de ampliar o atendimento a todas as 12 Equipes de Saúde da Família. Com isso, São João se tornou uma cidade pioneira em todo o país em medicina antroposófica.
Número e perfil dos membros
Médico antroposófico, farmacêutico, profissional de Educação Física, auxiliar de Enfermagem, terapeuta e atendente.
Agenda Cultural
Conta com algumas atividades no bairro para arrecadação de fundo, como bingo e festas.
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Dificuldade em captação de verbas para a manutenção do Centro.
Publicações
Uma matéria no jornal Folha das Vertentes, reproduzida no site:http://sjdralternativa.blogspot.com/2010/07/centro-de-referencia-em-medicina.html
Responsável pelo órgão/cargo
O médico antroposófico Paulo Maurício de Oliveira Vieira.
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Toda a população são-joanense. As principais doenças tratadas pela medicina antroposófica são ansiedade, depressão, artroses, asma, rinite, entre outras.
Observações e dados importantes que não solicitados
Tipo de sustentabilidade econômica
Seus gastos são divididos entre a Secretaria Municipal de Saúde, que arca com a estrutura física e o salário do médico antroposófico e a Associação Comunitária Yochanan, responsável pelo salário dos demais funcionários, materiais e equipamentos.
O Apoio da comunidade, com doações e arrecadação em eventos complementa a renda da unidade de saúde. Mesmo assim, o capital é insuficiente para sua manutenção.
24 de agosto de 2010.
Responsável pelas informações
Centro de Referência de Medicina Antroposófica Foto Marcelo Alves |
Marcelo Alves e Paulo Maurício de Oliveira Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!
Abraços, Silvia Garcia