Falta de Interesse e Atenção |
APRENDIZAGEM é a capacidade do indivíduo buscar, organizar, integrar, armazenar
e a informação de forma ativa e ajusta da às estruturas que possui
internamente.
Componentes necessários para uma BOA APRENDIZAGEM:
- Atenção
- Compreensão
- Aceitação
- Retenção
- Transferência
- Ação
Caso este processo falhe em algum momento é possível que exista algum Problema de Aprendizagem.
Tanto DIFICULDADE quanto DISTÚRBIO representam
Problemas na Aprendizagem.
Muito se tem confundido DIFICULDADES com DISTÚRBIOS de
Aprendizagem, mas aqui fica claro que NÃO são sinônimos, portanto devem
ser vistos e trabalhados de formas DIFERENTES.
Dificuldade: É inerente ao Aluno em relação à Escola,
é específico da atividade acadêmica, tudo que se refere ao ambiente
escolar.
Distúrbio:Disfunção intrínseca da criança, relacionada
à uma discreta disfunção do Sistema Nervoso Central (SNC).
Concluindo:
Devemos ter uma visão geral do contexto para identificar onde está o PROBLEMA: Na Criança? Na Escola? Em Ambos?
Uma coisa é certa NUNCA É UNI LATERAL!!!
Caracterização:
DIFICULDADE: Temos que analizar a Escola como um todo
- conteúdos pedagógicos,
- professores,
- métodos de ensino,
- ambiente físico e social da
escola.
Além disto, deve ser feita uma pesquisa sobre a Família sob os aspectos
sócios afetivos e sócios econômicos; podendo a dificuldade vir do âmbito
familiar.
DISTÚRBIOS: devemos saber que é uma Síndrome, referente à criança com
inteligência normal média ou superior, mas que não consegue aprender.
A criança pode apresentar ou não distúrbio de comportamento, podendo ir
do grau leve ao severo, devido a discretos desvios do SNC, onde os
sintomas se manifestam:
- Atenção e concentração: com
Hiperatividade e impulsividade ou não.
- Recepção e processamento da
informação: Escrita, dificuldade na distinção dos estímulos sonoros
e/ou visuais, compreensão e expressão verbal. Leitura: relacionada à
decodificação, corresponde a compreensão e interpretação de textos.
- Escrita: Erros ortográficos
em geral de forma não sistemática.
- Matemática: manifestada na
falta de organização e déficit da funções cognitivas.
Na Educação Infantil já podemos ter Sinais de uma Possível dificuldade Futura...mas é assunto para próxima postagem.
Silvia Garcia, Fonoaudióloga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!
Abraços, Silvia Garcia