Para pensar!


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

APRENDIZAGEM, Você sabe o que é?

Falta de Interesse e Atenção
APRENDIZAGEM é a capacidade do indivíduo buscar, organizar, integrar, armazenar e a informação de forma ativa e ajusta da às estruturas que possui internamente.

Componentes necessários para uma BOA APRENDIZAGEM:
  • Atenção
  • Compreensão
  • Aceitação
  • Retenção
  • Transferência
  • Ação
Caso este processo falhe em algum momento é possível que exista algum Problema de Aprendizagem.

Tanto DIFICULDADE quanto DISTÚRBIO representam Problemas na Aprendizagem.

Muito se tem confundido DIFICULDADES com DISTÚRBIOS de Aprendizagem, mas aqui fica claro que NÃO são sinônimos, portanto devem ser vistos e trabalhados de formas DIFERENTES.

Dificuldade: É inerente ao Aluno em relação à Escola, é específico da atividade acadêmica, tudo que se refere ao ambiente escolar.

Distúrbio:Disfunção intrínseca da criança, relacionada à uma discreta disfunção do Sistema Nervoso Central (SNC).


Concluindo:

Devemos ter uma visão geral do contexto para identificar onde está o PROBLEMA: Na Criança? Na Escola? Em Ambos?

Uma coisa é certa NUNCA É UNI LATERAL!!!

Caracterização:

DIFICULDADE: Temos que analizar a Escola como um todo
  • conteúdos pedagógicos, 
  • professores, 
  • métodos de ensino, 
  • ambiente físico e social da escola.

Além disto, deve ser feita uma pesquisa sobre a Família sob os aspectos sócios afetivos e sócios econômicos; podendo a dificuldade vir do âmbito familiar.

DISTÚRBIOS: devemos saber que é uma Síndrome, referente à criança com inteligência normal média ou superior, mas que não consegue aprender.

A criança pode apresentar ou não distúrbio de comportamento, podendo ir do grau leve ao severo, devido a discretos desvios do SNC, onde os sintomas se manifestam:

  • Atenção e concentração: com Hiperatividade e impulsividade ou não.
  • Recepção e processamento da informação: Escrita, dificuldade na distinção dos estímulos sonoros e/ou visuais, compreensão e expressão verbal. Leitura: relacionada à decodificação, corresponde a compreensão e interpretação de textos.
  • Escrita: Erros ortográficos em geral de forma não sistemática.
  • Matemática: manifestada na falta de organização e déficit da funções cognitivas.


Na Educação Infantil já podemos ter Sinais de uma Possível dificuldade Futura...mas é assunto para próxima postagem.



Silvia Garcia, Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Abraços, Silvia Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Last Works