Já falei sobre as Dificuldades de Aprendizagem e suas possíveis causas, com foco na Criança e sua Família.
No entanto, não podemos esquecer do Protagonista desta história, o Professor. Para desempenhar bem seu papel deveria ser mais bem preparado psicologicamente. Mas não é isto que acontece, a maioria das vezes ele é incompreendido e massacrado por baixas condições de trabalho em salas com número excessivo de alunos, baixos salários, indisciplina e violência fazendo com que se sinta isolado e perdido, mesmo estando entre uma multidão.
Com isto, os professores adoecem. Apresentam altos índices de estresse e depressão, fazendo com que se afastem das salas de aula; trazendo prejuízos para todos, Ele próprio, Escola e Crianças.
É possível buscar soluções para reverter , prevenir ou amenizar, para tal deve se tratar as causas das doenças decorrentes desta profissão.
Você já ouviu falar na Síndrome de Burnout, ou síndrome do Esgotamento Profissional, que afeta mais de 15% dos docentes?
Procure se informar, você pode estar acometido e não sabe.Busque um Profissional que possa te orientar.
"O decreto regulamenta a lei 12.048, de 2005, que garante aos servidores públicos de São Paulo, melhor qualidade de vida, promoção de saúde e prevenção de doenças relacionados ao trabalho."
E em Minas Gerais já existe algo parecido? Vale a pena conferir!!!
Silvia Garcia,
Fonoaudióloga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!
Abraços, Silvia Garcia